A sua empresa já está no Uber Eats?
Com a crise do coronavírus e impossibilitados de abrir seu empreendimento para o público, diversos donos de restaurante têm optado por investir pesado em serviços de delivery, especialmente os oferecidos por aplicativo, tais como IFood, Rappi, dentre outros.
Um dos mais famosos deles é o Uber Eats. Criado em 2014, começou vinculado com o Uber (aplicativo de caronas) mas, devido ao rápido crescimento, tornou-se um aplicativo independente de entregas de alimentos, que utiliza motoristas parceiros para realizar a retirada e levar o item até o cliente e um software próprio de entregas, que promete facilitar o processo de delivery.
Os serviços de delivery são uma facilidade cada vez mais presente no nosso dia a dia. O modelo de entrega a domicílio já é praticado há muito tempo no Brasil e engloba diversos serviços como restaurantes, mercados e farmácias.
Com as mudanças no hábito de consumo dos brasileiros e a facilidade oferecida pelos serviços de entrega, pelo menos 60% dos donos de restaurante sentiram um aumento nos lucros após se juntarem ao Uber Eats, e 1 em cada 4 clientes diz que gasta mais em pedidos para consumir fora do restaurante.
Dessa forma, se você tem algum empreendimento que funcione com venda de alimentos para o consumidor, vale muito a pena considerar se cadastrar na plataforma.
Vamos ver como fazer isso?
Processo de cadastro no Uber Eats
Primeiro, é necessário preencher um cadastro no site da Uber Eats, informando alguns dados sobre o seu estabelecimento, como nome e endereço, o número de unidades (caso você tenha mais de um restaurante) e uma estimativa de quantidade de pedidos pra entrega por semana.
Após o envio, a Uber Eats vai analisar essas informações e decidir se o seu restaurante está de acordo com a dinâmica do aplicativo e, em caso positivo, ele vão entrar em contato com você para realizar a parceria.
É importante deixar claro que o preenchimento do cadastro não garante a parceria. A Uber Eats analisa o seu negócio e entra em contato apenas com restaurantes que eles consideram que tenham potencial para uma boa parceria.
A plataforma informa que o processo de avaliação e contato com o estabelecimento acontece em pelo menos 3 dias úteis e garante que se as informações estiverem corretas e demonstrarem o potencial do restaurante, é possível fechar a parceria e começar a utilizar a plataforma em poucos dias. Ou seja, o processo de cadastro é bem rápido.
Quais as taxas cobradas pelo Uber Eats?
Caso o seu negócio seja aprovado, o próximo passo é pagar uma taxa de ativação única. Essa taxa, de R$ 500,00, não é paga normalmente, sendo o valor descontado dos seus primeiros lucros com a Uber Eats.
Também chamada de Kit Boas-Vindas, essa taxa de ativação dá direito a um tablet, o software de painel do restaurante (onde você vai acompanhar os pedidos e gerenciar as entregas) e uma sessão de fotos profissional que será agendada para registrar as fotos de apresentação dos produtos.
Além da taxa de ativação, o Uber Eats também cobra uma taxa de serviço. Essa taxa é cobrada no valor de 30% de cada pedido do restaurante realizado pela empresa. Apesar de ser padrão, essa taxa pode ser atualizada pelo aplicativo de delivery.
Como funcionam as entregas?
Diferente de outras plataforma, onde você precisa ter o seus motoboys, a Uber Eats tem um sistema próprio de entregadores parceiros, responsáveis por buscar os pedidos no seu restaurante e levá-los aos clientes. Dessa maneira, não é necessário que você tenha uma equipe de entregadores, já que a Uber Eats gerencia isso pra você.
Caso você já possua uma equipe de entregas e queria continuar com ela, é só entrar em contato com a Uber Eats pra verificar a possibilidade de utilizar o serviço com os seus próprios entregadores.
Cadastro no Uber Eats: Confira o Passo a Passo
Passo 1: Entre no site da Uber Eats e role a tela para baixo. Lá, vai aparecer a opção “Seu restaurante na nossa plataforma de entregas”. Clique em “Adicione seu restaurante”.
Passo 2: Você será redirecionado para uma nova tela, onde deverá preencher um formulário com as informações do seu estabelecimento.
Passo3: Preencha todos os campos e clique em “Enviar”.
Passo 4: Em seguida, aparecerá uma nova tela confirmando o seu cadastro e informando que a equipe da Uber Eats irá entrar em contato com você dentro de até 3 dias úteis. Esse contato é feito para avaliar se será possível realizar o cadastro do seu restaurante na plataforma. Também nessa tela, é possível ter acesso a uma série de perguntas e respostas sobre a Uber Eats.
Caso seu restaurante seja aprovado, a Uber Eats irá te ajudar a configurar o seu cardápio, rever os preços e taxas e enviar o aparelho com o software de pedidos do serviço de entregas.