Como Cadastrar sua Empresa no Rappi? Acompanhe o Passo a Passo

Logo Rappi

Você já cadastrou a sua empresa no Rappi? Sabia que essa é uma ótima estratégia para a sua empresa enfrentar a quarentena?

As imposições de isolamento social como prevenção à Covid-19 trouxeram profundos impactos nos hábitos de consumo dos brasileiros. Se antes as pessoas saiam de casa para ir às compras, agora as compras precisam chegar até os clientes.

E, ao que tudo indica, mesmo com o fim da quarentena e flexibilização das medidas de isolamento social, tais mudanças vieram para ficar.



As empresas precisam rapidamente se adequar a esse novo mundo e novo momento para não correr o risco de ficarem pelo caminho.

Por isso o sucesso e o crescimento de aplicativos de entrega, que simplificam a vida dos brasileiros, levando até eles tudo o que eles precisam de farmácias, restaurantes, supermercados, petshops e uma infinidade de lojas.

Quer fazer parte desse universo? Pois acompanhe esse artigo até o final que vamos mostrar o passo a passo de como cadastrar sua empresa no Rappi.



O que é o Rappi?

Tela inicial do Aplicativo Rappi
Aumente as suas vendas através do Rappi

Antes de cadastrar a sua empresa no Rappi, é importante que você compreenda melhor o aplicativo.

Isso porque o Rappi é mais do que um aplicativo de entrega de comida, como o IFood, por exemplo. (veja aqui como cadastrar a sua empresa no IFood). 

A ideia da plataforma, segundo eles,  “é revolucionar a forma de como o brasileiro faz compras”, indo até os clientes com qualquer artigo que ele precise, seja alimento ou qualquer outra coisa. 

O slogan da empresa já apresenta bem esse conceito: Delivery de tudo em minutos.



Dentre as lojas e serviços que você pode encontrar na plataforma estão:

  • restaurantes
  • supermercados
  • farmácias
  • sex shop
  • pet shop
  • distribuidores de bebida 24h
  • lojas de suplementos e muito mais.

E ainda, caso o que você precise não se encontre na plataforma, o cliente pode acionar uma opção existente no App chamada “Qualquer Coisa”, que a plataforma se encarregará de buscar o pedido e entregar no local desejado. Até mesmo documentos podem ser entregues através da plataforma.

Além disso, eles possuem também um serviço onde levam o dinheiro até a pessoa, onde ela estiver, e descontam do seu cartão de crédito, sem que ela precise se deslocar até um caixa 24 horas.

As compras através do Rappi funcionam da seguinte forma: quando uma pessoa faz um pedido através do aplicativo, o entregador Rappi vai até a loja escolhida, seleciona o produto desejado pelo cliente, paga e segue para a entrega.



Como diferencial do serviço, durante o atendimento, o cliente pode ficar em contato com o entregador para esclarecer dúvidas, mudar algo, acrescentar um item que tinha sido esquecido, enfim, tendo a flexibilidade de adequar o pedido às suas necessidades até o momento em que ele passa no caixa.

Então, independente do produto que você comercialize, fazer o cadastro da sua empresa no Rappi pode lhe render boas vendas. Vamos ver como fazer isso? 

Como cadastrar sua empresa no Rappi: Passo a Passo

Fazer o cadastro da sua empresa no Rappi é super simples. 

Passo 1: Cadastre a sua empresa

Site Rappi
Clique em Registre seu Restaurante para fazer o seu cadastro

Para começar, acesse o site do Rappi e informe os dados do seu estabelecimento.

O cadastro está em espanhol, então não esqueça de ativar o tradutor automático do Google, caso você não compreenda o idioma. Se você estiver acessando o site através do navegador Google Chrome, essa opção será disponibilizada para você automaticamente.

Cadastro de Empresa no Rappi
Tela de Cadastro de Restaurante no Rappi

O cadastro está voltado para restaurantes. Se esse não for o caso da sua empresa, você precisará enviar um email para eles, através do email sejaparceiro@rappi.com demonstrando o interesse em fazer parceria com empresa. É importante mencionar no email o nome do seu estabelecimento, a localização e os produtos que você comercializa.



O Rappi, diferente de outros App, faz uma seleção prévia dos parceiros que entrarão no aplicativo, para garantir a qualidade das empresas disponíveis na plataforma bem como evitar uma saturação de concorrentes do mesmo segmento que atendem à mesma área geográfica.

Como o objetivo aqui é causar uma boa impressão, reviews positivos (pode ser links do Google ou Facebook), alguma matéria de imprensa que mencionem o seu negócio e um breve histórico da empresa podem fazer a diferença nessa análise.

Passo 2: Assine o contrato com o Rappi

Após analisar o seu pedido, uma avaliação é feita em poucos dias e logo você receberá o retorno sobre a aprovação ou não do cadastro da sua empresa no Rappi.

Caso tenha sido aprovado, você receberá uma notificação através do meio escolhido para se comunicar com a plataforma (email, WhatsApp, ligação telefônica ou SMS), acompanhado do contrato padrão de parceiros Rappi.

Se estiver de acordo com os termos apresentados, você deverá assinar o contrato e enviá-lo para o Rappi, juntamente com os documentos por eles solicitados.



Passo 3: Instale o Aplicativo RappiAliado

No contrato será informado para você um login e senha para que você instale o App RappiAliado.

Será através dele que você irá ativar a sua presença na plataforma, cadastrar os seus produtos e receber os pedidos.

Passo 4: Ative seu Estabelecimento 

Para deixar sua loja ou restaurante pronto para receber pedidos é importante atualizar o seu perfil no aplicativo. Nome, endereço, horário de funcionamento são itens fundamentais para que você comece a vender.

Então, o passo seguinte é cadastrar os seus produtos. A plataforma exige a inclusão de fotos, de preferência reais, de todos os produtos cadastros. A exigência é positiva porque ajuda a promover as suas vendas.

Pronto, cadastro concluído, você já está pronto para começar a vender através do Rappi.



Qual o valor da taxa paga ao Rappi?

O Rappi através do plano para restaurante Entregas do seu jeito cobra uma taxa de comissionamento de 12% sobre os produtos vendidos pelo aplicativo, além de uma taxa de 3,5% pela operação bancária. 

Não há mensalidade, apenas uma taxa de ativação no valor de R$ 40,00 que é paga uma única vez, quando a empresa se cadastra. 

Os repasses das vendas através do aplicativo são feitos duas vezes por mês, diretamente para o estabelecimento cadastrado na plataforma por meio de transferência bancária, da seguinte forma:

  • compras feitas na primeira quinzena do mês são pagas no dia 8 do mês seguinte
  • compras realizadas na segunda quinzena do mês são pagas no dia 23 do mês seguinte

As entregas podem ser feitas 24h todos os dias, em um raio de até 5km de distância do seu estabelecimento.



Como você pode perceber, fazer parte do mundo Rappi é muito fácil. Se a plataforma já estiver em atuação na sua cidade, vale a pena investir nessa modalidade de vender seus produtos para os seus clientes.

Se tiver ficado com alguma dúvida, comenta aqui embaixo que iremos adorar esclarecer.