Em breve, a Caixa Econômica Federal iniciará mais uma rodada de pagamentos para os beneficiários do programa Bolsa Família. Com o início dos pagamentos se aproximando, milhares de beneficiários já aguardam ansiosamente pela atualização dos aplicativos, pois assim poderão consultar se receberão o benefício neste mês de abril.
Falhas nos aplicativos do Bolsa Família
Muitos beneficiários estão relatando que ao acessarem os aplicativos oficiais do governo para verificar a situação de seu benefício, encontram irregularidades no sistema. Além disso, alguns beneficiários notaram recentemente mensagens relacionadas a bloqueio ou cancelamento ao consultar o aplicativo, porém, ao verificarem novamente, essas mensagens desapareceram.
Atualização do aplicativo
Como é amplamente conhecido, os aplicativos passam por atualizações em sua base de dados mensalmente e, devido à alta demanda de consultas realizadas simultaneamente, o sistema pode apresentar falhas contínuas, como tem ocorrido nos últimos dias. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, as atualizações para abril começariam a partir do dia 10, próxima quarta-feira. No entanto, desde o dia 06, último sábado, alguns beneficiários já observam mudanças nos aplicativos. Portanto, em breve, os novos valores e datas serão disponibilizados para todos os beneficiários do programa.
Assim, se você consultou os aplicativos oficiais do governo nos últimos dias e encontrou mensagens que impossibilitam o acesso às informações deste mês ou as parcelas de abril ainda não apareceram, aguarde um pouco mais. As atualizações serão concluídas em breve e você poderá acessar todas as informações relacionadas ao pagamento do Bolsa Família para este mês. Se o dia do seu pagamento chegar e seu aplicativo ainda não tiver sido atualizado ou mostrar algum status de bloqueio, será necessário comparecer pessoalmente a uma agência do CRAS mais próxima para esclarecer a situação do seu benefício.
Calendário de pagamentos Bolsa Família abril 2024
Quanto ao calendário de pagamentos para abril, os depósitos seguirão o calendário oficial divulgado pelo governo. Para os municípios em estado de calamidade, os benefícios são depositados antecipadamente para todas as famílias, independentemente do final do NIS.
Para os demais, os depósitos são feitos de acordo com o final do NIS, e é importante observar que os pagamentos programados para segunda-feira podem ser antecipados para o sábado anterior. Por exemplo:
- NIS de final 1, pagamento dia 17.
- NIS de final 2, pagamento dia 18.
- NIS de final 3, pagamento dia 19.
- NIS de final 4, pagamento dia 22, podendo ser antecipado para o dia 20.
- NIS de final 5, pagamento dia 23.
- NIS de final 6, pagamento dia 24.
- NIS de final 7, pagamento dia 25.
- NIS de final 8, pagamento dia 26.
- NIS de final 9, pagamento dia 29, podendo ser antecipado para o dia 27.
- NIS de final 0, pagamento dia 30.
Assim, encerram-se os depósitos programados para março. Os valores continuarão sendo depositados no Caixa Tem, permitindo que os beneficiários realizem PIX e transferências pelo aplicativo, além de possibilitar o saque em agências bancárias ou lotéricas.