Dentre as mensagens que estão aparecendo no aplicativo algumas estão deixando as famílias preocupadas, pois dizem respeito a cancelamento e suspensão do benefício.
No último domingo o aplicativo do Auxílio Brasil começou a atualizar!
O aplicativo começou a mostrar as datas de pagamento de março e algumas mensagens para as famílias beneficiárias do programa.
Mensagens no aplicativo do Auxílio Brasil – Averiguação Unipessoal
- A primeira mensagem diz respeito à averiguação unipessoal.
A mensagem diz o seguinte: MENSAGEM DO BOLSA FAMÍLIA – CONVOCAÇÃO AVERIGUAÇÃO UNIPESSOAL – VOCÊ PRECISA ESCLARECER COM URGÊNCIA INFORMAÇÕES DO SEU CADASTRO. PROCURE O SETOR DO CADASTRO ÚNICO NA SUA CIDADE E EVITE O BLOQUEIO DO SEU BENEFÍCIO DO BOLSA FAMÍLIA. INFORME CORRETAMENTE NO SEU CADASTRO TODAS AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ. MAIS INFORMAÇÕES LIGUE 121.
Essa mensagem diz respeito ao pente fino que o governo ainda está fazendo nos cadastros das chamadas famílias unipessoais, ou seja, aquelas em que o responsável familiar declarou que mora sozinho.
O governo está fazendo essa averiguação por conta do aumento expressivo nos últimos meses dessas famílias.
De qualquer maneira, se você recebeu essa mensagem, você deve procurar um CRAS ou um posto de atendimento do Cadastro Único para confirmar e esclarecer os seus dados cadastrais.
Lembrando que para aqueles beneficiários que moram sozinho, o governo vai continuar pagando os 600 reais do benefício normalmente. Não houve mudança nesse sentido no novo Bolsa Família.
Mensagens no aplicativo do Auxílio Brasil – Condicionalidades
- Outra mensagem que está aparecendo nos aplicativos diz respeito as condicionalidades.
MENSAGEM DO BOLSA FAMÍLIA CONDICIONALIDADES – SUSPENSÃO – SEU BENEFÍCIO FICARÁ SUSPENSO EM MARÇO E ABRIL PORQUE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA FALTOU MAIS QUE O PERITIDO EM OUTUBRO E EM NOVEMBRO DE 2022. PARA MANTER O BENEFÍCIO CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEVEM FREQUENTAR A ESCOLA. SE QUISER APRESENTAR JUSTIFICATIVA OU ACHA QUE HOUVE ALGUM ERRO PROCURE O SETOR DO BOLSA FAMÍLIA EM SUA CIDADE.
Nesse caso a mensagem trata-se de uma suspensão temporária do benefício devido a falta de frequência escolar de alguma criança ou adolescente, que compõe a família.
O Bolsa Família foi anunciado com novas condicionantes e uma delas é a frequência escolar de crianças e adolescentes.
A partir de agora, com o novo Bolsa Família, a verificação dessas condicionantes será mais frequente e por esse motivo, você deve assegurar que seu filho ou filha esteja frequentando a escola.
Lembrando que para as crianças de 4 a 5 anos, a frequência escolar mínima é de 60% e para os beneficiários de 6 anos a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica, a frequência mínima é de 75%.
Caso você tenha recebido essa notificação e discorde da decisão do governo, procure uma agência do CRAS mais próxima e leve os documentos necessários para comprovar que a solicitação foi equivocada.
Mensagens no aplicativo do Auxílio Brasil – Cancelamento do Bolsa Família
- Outra mensagem que também está sendo enviada para os beneficiários do programa, trata-se do cancelamento do Bolsa Família.
MENSGAEM DO BOLSA FAMÍLIA – BENEFÍCIO CANCELADO – SEU BENEFÍCIO FOI CANCELADO PORQUE FOI IDENTIFICADO QUE SUA FAMÍLIA TEM RENDA MAIOR DO QUE O PERMITIDO PARA RECEBER O BOLSA FAMÍLIA.
Nesse caso a mensagem é bem clara. O motivo do cancelamento é que simplesmente o governo identificou que a família possui uma renda per capita maior que 218 reais.
Caso você possa comprovar que a renda mensal por pessoa é menor ou igual a esse valor de 218 reais, você deve procurar o CRAS ou um posto de atendimento do Cadastro único com esses documentos para tentar reaver o seu benefício.
Outras mensagens também estão chegando para os beneficiários.
Algumas estão confirmando o pagamento dos 150 reais extra neste mês de março para as famílias que possuem crianças de até 6 anos de idade em sua composição.
Outra mensagem que também está sendo mostrada é relativa ao empréstimo consignado do Auxílio Brasil, que apesar de ter sido suspenso pelo governo, as parcelas continuarão a ser descontadas normalmente no novo Bolsa Família.