Recentemente uma notícia foi divulgada nas redes sociais, onde uma fala distorcida de Simone Tebet, ministra do planejamento, afirmava que o programa do Auxílio Brasil seria suspenso por 60 dias e isso não é verdadeiro.
Auxílio Brasil não será suspenso
Simone Tebet, ministra do planejamento, concedeu uma entrevista ao jornal O Estado de São Paulo no dia 16 de janeiro, onde ela falou sobre o adiamento em 60 dias da revisão cadastral do Auxílio Brasil, que tem como principal objetivo retirar do programa aquelas pessoas que estão recebendo o benefício de maneira irregular.
Publicações nas redes sociais distorceram uma fala da ministra sobre o Auxílio Brasil para sugerir que o programa social, será suspenso para todos os beneficiários por 60 dias, essa informação é falsa.
Simone Tebet se referia ao adiamento dos bloqueios de uma parte dos benefícios em situação irregular, tendo como prioridade as famílias unipessoais.
O que foi dito verdadeiramente pela ministra durante essa entrevista, foi que haverá cancelamentos significativos no número de famílias unipessoais, compostas por apenas um integrante, o que é estimado em 6 milhões dos 10 milhões dos benefícios suspeitos de irregularidades, mas que essa questão pode ser adiada em até 60 dias.
É importante ter cuidado com essas fake News que são divulgadas na internet, muitas coisas podem ser reais, mas muitas podem não ser, o ideal é que vocês procurem sempre fontes confiáveis para realizar suas pesquisas.
Quanto a suspensão do Auxílio Brasil, isso não vai ocorrer, os pagamentos continuarão sendo efetuados normalmente nos próximos meses.
Auxílio Gás
Inclusive no próximo mês além do Auxílio Brasil será pago o Auxílio gás, no valor de 100% da média do botijão de gás de cozinha de 13kg.
Esse benefício é pago bimestralmente e por esse motivo, por ter sido pago em dezembro em janeiro os beneficiários não receberam esse valor.