O pagamento do Auxílio Brasil referente ao mês de julho começou a ser realizado na segunda-feira, dia 18, para os beneficiários com NIS terminado em 1.
Hoje, recebem os beneficiários com o NIS terminado em 3, conforme calendário abaixo. Amanhã recebem os beneficiários com o NIS terminado em 4 e na sexta, dia 22, aqueles com o NIS terminado em 5.
Os pagamentos seguem até o dia 29 de julho, quando serão contemplados os beneficiários com NIS de final 0.
AUXÍLIO BRASIL EM AGOSTO
Lembrando que neste mês de julho o valor do benefício que está sendo depositado é os 400 reais, que já estava sendo pago anteriormente. O aumento aprovado que elevou o benefício para 600 reais será pago apenas em agosto.
Os pagamentos do Auxílio Brasil são liberados nos últimos dez dias úteis de cada mês. Desde a época do bolsa família os pagamentos são realizados dessa forma.
Com isso, a previsão é que os pagamentos do mês de agosto começariam a ser liberados no dia 18 para os beneficiários com NIS terminado em 1. E assim, os pagamentos seguiriam até o dia 31, para os beneficiários com NIS de final 0.
Mas a intenção do governo é alterar esse calendário.
Segundo o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o governo pretende antecipar os pagamentos para a primeira quinzena do mês, mais precisamente, começando no dia 9 de agosto.
Nessa semana, foi a vez do ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, confirmar que o governo está trabalhando no sentido de alterar o calendário do Auxílio Brasil, de forma que possa antecipar o pagamento dos 600 reais a todos os beneficiários.
O ministro, em uma entrevista ao Jornal da Jovem Pan, afirmou que a ideia do governo é pagar tanto o Auxílio Brasil de 600 reais, quanto as duas parcelas do vale-gás, o quanto antes. Segundo ele, na primeira quinzena do mês de agosto, os pagamentos já devem estar destinados às famílias pertencentes ao programa.
A incumbência de realizar o programa Auxílio Brasil, bem como o vale-gás, é do ministério da cidadania. Portanto, ao que tudo indica, os pagamentos devem começar de fato na primeira quinzena de agosto.
Como os pagamentos do Auxílio Brasil são sempre realizados nos últimos 10 dias úteis de cada mês, o ministério da cidadania vai precisar mudar os processos internos para que essa folha de pagamentos consiga ser processada a tempo, ou seja, no início de agosto.
Segundo o ministro, agora, o ministério da cidadania está trabalhando juntamente com a Caixa Econômica Federal em questões administrativas e operacionais para conseguir efetivar essa nova folha de pagamentos no início do mês de agosto.
Lembrando ainda que no mês de agosto será pago o vale-gás, e com uma parcela extra. Ou seja, teremos a liberação de duas parcelas do auxílio gás.
Cada parcela do auxílio-gás corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13kg nos últimos seis meses. Por isso, o valor poderá ser diferente do valor de R$53,00 que foi pago no mês de junho.
Mantendo essa média de 50 a 60 reais, o vale-gás em agosto, com as duas parcelas, poderá ter um valor total de até 120 reais.
E quem recebe o vale-gás são aqueles beneficiários que já fazem parte do programa social. Estamos falando aqui de quase 6 milhões de brasileiros. E grande parte desses beneficiários poderão acumular o vale-gás com os valores do próprio Auxílio Brasil.
Nesse caso então, somando o Auxílio Brasil de 600 reais, com as duas parcelas do vale-gás, esses beneficiários poderão receber em agosto até 720 reais.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o Auxílio Brasil.