Como organizar uma empresa: você conhece o balanced scorecard?

balanced scorecard

Se você tem uma empresa e está com dificuldades de organizar o dia a dia do seu negócio, esse vídeo foi feito especialmente para você. Hoje eu vamos te apresentar o Balanced Scorecard.

Você lembra de quando começou a sua empresa, qual era o seu sonho? Qual era o seu desejo enquanto empreendedor, o que você queria construir, qual o seu projeto de empresa ideal?

Independente de quanto tempo faz que você começou, seja 6 meses ou 10 anos, certamente, com o dia a dia dos negócios, você já deve ter percebido que a realidade é bem mais complexa do que imaginou quando decidiu tirar o seu projeto do papel e empreender.

Os desafios ao longo do caminho são maiores e inesperados porque, na maioria dos casos, não estamos preparados para o que está por vir. 

Muitas vezes começamos um negócio entendendo tudo da área fim, ou seja, se você tem uma confeitaria, é provável que entenda tudo de bolos, mas tem grande dificuldade em precificar os seus produtos, ou se trabalha com prestação de serviços de informática, onde o marketing acaba sendo o seu calo no pé, ou ainda se você é do ramo da construção civil, tem dificuldades em lidar com os funcionários, faltas, etc. 

Enfim, esses são apenas alguns exemplos, mas só para mostrar que, uma coisa é saber fazer a área fim, ou seja, o produto ou o serviço que você oferece para os seus clientes. O problema é que uma empresa é muito mais que isso. Além da área fim você precisa gerir as outras áreas correlatas, como o departamento financeiro e o departamento comercial, por exemplo. Porque, se elas falharem, o seu negócio como um todo fica comprometido.

Se você se identificou com a minha fala, não precisa se desesperar. Neste artigo vamos te apresentar uma ferramenta de gestão incrível para te ajudar na gestão estratégica do seu negócio: é o balanced scorecard.

Mas o que é balanced scorecard?

Esse nome um pouco complexo, balanced scorecard, traduzido para o português significa indicadores balanceados de desempenho. Trazendo isso para o mundo dos negócios significa metas de desempenho, que deverão ser acompanhadas para gerir o desempenho do negócio.

O balanced scorecard nada mais é do que uma ferramenta de gestão, criada na década de 90 pelos professores da Harvard Business School, Robert S. Kaplan e David Norton, que baseia-se, como definem seus próprios autores, no “gerenciamento de metas estabelecidas, permitindo que os gerentes realoquem recursos físicos, financeiros e humanos para alcançar objetivos estratégicos. Mais do que uma ferramenta de medição de desempenho, o Balanced  Scorecard é um tradutor de estratégia e um comunicador de desempenho”.

Achou complexo? Calma que vamos te explicar.

Quais as perspectivas do balanced scorecard?

Esse modelo surgiu da percepção de que, para obter sucesso, uma empresa não deve focar-se apenas em indicadores financeiros e contábeis. Kaplan e Norton definiram 4 perspectivas sobre as quais você deve pensar o seu negócio: 

  • a perspectiva financeira: ou seja, os tais indicadores financeiros e contábeis. Sim, eles são importantes, mais que isso, eles são fundamentais, afinal, sem dinheiro uma empresa não consegue ir para frente. A diferença aqui é saber que não se deve olhar apenas para eles. Através do balanced scorecard você vai estabelecer metas financeiras de curto, médio e longo prazo.
  • a perspectiva dos clientes: resolver uma necessidade dos clientes deveria ser a razão de ser de qualquer negócio. Afinal, sem clientes, a sua empresa está fadada a fechar as portas, não é mesmo? Então, olhar para a sua empresa sob essa perspectiva lhe motiva a pensar em como você está conduzindo o relacionamento com esses clientes, como funciona a aquisição de novos clientes, como está a sua retenção, dentre outros.
  • a perspectiva dos processos internos: essa perspectiva funciona com o olhar para dentro, para as atividades que a sua empresa desenvolve. Como estão os processos que o levam a produzir os produtos que sua empresa vende ou os serviços que a sua empresa presta? É aqui que mora o seu controle de qualidade, não apenas do que já executa, mas também com um olhar externo para perceber quais processos adicionais poderiam ser incorporados para trazer mais eficiência e eficácia à entrega da sua empresa. 
  • a perspectiva do aprendizado e crescimento: a última perspectiva do balanced scorecard, mas não menos importante, traz um olhar para a necessidade de gerir o conhecimento e a experiência necessários para fazer a sua empresa avançar e atingir as metas estabelecidas nas perspectivas anteriores. Em outras palavras, ela vai olhar para as pessoas, que precisam estar preparadas para desempenhar o papel que a empresa espera delas, mas também alinhadas com a cultura do seu negócio.

Como aplicar o balanced scorecard?

Agora que você já identificou os quatro eixos principais da sua empresa, o próximo passo é estabelecer quais indicadores de desempenho você vai acompanhar de cada um desses eixos e criar metas para acompanhar periodicamente esses indicadores.

Metas criadas, em seguida, você vai definir ações para atingir tais metas. Lembre-se que é fundamental aqui estabelecer um prazo para isso. Ou seja, de quanto em quanto tempo você vai medir cada indicador. 

Um bom indicador de desempenho precisa:

  • ter foco, ou seja, medir algo específico
  • ser numérico, medido por meio de número, para que você possa comparar as medições ao longo do tempo
  • simples não apenas no que ele se propõe a medir, mas também na forma de mensurá-lo
  • e relevante para o seu negócio e para os objetivos que você estabeleceu para a sua empresa. Isso significa que não adianta medir algo só por medir, o resultado precisa ser importante para ajudá-lo a colocar a empresa no caminho certo. 

Assista o vídeo sobre como organizar uma empresa utilizando o balanced scorecard:

https://youtu.be/8HO8ZU5VR9Q