No cenário atual, observa-se que o Ministério do Desenvolvimento Social está empenhado em um grande processo de revisão do Cadastro Único. O governo busca identificar as famílias que possam estar aproveitando de maneira indevida o programa Bolsa Família, com a intenção de excluí-las da lista de beneficiados.
Bolsa Família Bloqueado Referência 05/2023
Para informar os beneficiários sobre possíveis bloqueios, o governo faz uso dos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família para emitir notificações. Em determinado canal, tem-se notado uma quantidade significativa de perguntas relacionadas à situação do benefício nesses aplicativos. Especificamente, a maioria das questões circula em torno da mensagem “Bloqueado, referência 05/2023” que aparece ao lado do valor do benefício.
Recentemente, nos meses de março e abril, o Ministério do Desenvolvimento Social realizou um bloqueio em massa, afetando aproximadamente 2,5 milhões de cadastros unipessoais que apresentavam indícios de irregularidades. Avisos sobre esta ação foram enviados por meio dos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família.
A mensagem “Bloqueado, referência 05/2023” tem causado bastante confusão. Com base nos relatos recebidos, ficou evidente que essa mensagem pode estar diretamente ligada ao bloqueio do benefício, ou não.
Existem várias situações em que o benefício pode ser marcado como “bloqueado”. Primeiramente, o benefício pode estar bloqueado se a data de pagamento ainda não chegou, que é definida com base no último dígito do NIS.
Logo, se a mensagem “Bloqueado, referência 05/2023” aparece no aplicativo, isso pode significar que o Ministério do Desenvolvimento Social já encaminhou o valor do benefício à instituição financeira encarregada, mas este está temporariamente bloqueado até a data de pagamento.
É importante enfatizar a necessidade de verificar todos os aplicativos, o extrato bancário e até mesmo entrar em contato com o número 111 para descartar todas as possibilidades de bloqueio.
A segunda situação em que o benefício pode estar bloqueado ocorre quando o beneficiário retira o valor do benefício. Nesse caso, o benefício fica temporariamente bloqueado até que os valores do próximo mês estejam disponíveis.
Por fim, a terceira situação é quando, ao depositar o valor do benefício na Caixa Econômica, o Ministério do Desenvolvimento Social encontra alguma irregularidade no cadastro da família beneficiada. Nesse caso, o benefício é bloqueado por inconsistências nas informações fornecidas e, para recuperar o pagamento, é necessário que o beneficiário atualize seus dados cadastrais.
Revisão Cadastral do Bolsa Família
A verificação cadastral é um processo necessário para assegurar que somente aqueles que realmente necessitam do benefício do Bolsa Família o recebam. É importante destacar que, se houver algum erro no cadastro, isso não significa necessariamente que o benefício será cancelado. Pode ser que apenas precise de uma atualização das informações. Portanto, caso se receba um aviso de bloqueio, é aconselhável verificar o cadastro e realizar as correções necessárias.
Consulta do Bolsa Família pelo aplicativo do Cadastro Único
Quanto à consulta da situação do benefício pelo próprio aplicativo, existem ferramentas que facilitam esse processo. Para verificar se é necessário atualizar seus dados no sistema, é possível acessar o aplicativo do Cadastro Único no celular. O acesso é feito pelo GOV.BR, utilizando o CPF e a senha cadastrada nesse portal.
Existem opções de “consulta simples” ou “consulta completa”.
Se, ao selecionar a consulta simples, o quadrado aparecer verde, isso significa que o cadastro da família está atualizado e não há motivo para preocupação.
Nesse caso específico, a família realizou a última atualização em 27 de março de 2023. O aplicativo exibe a mensagem: “Parabéns! O cadastro da sua família está atualizado”. Portanto, não há motivos para se preocupar, a menos que se descumpra algum dos requisitos estabelecidos pelo governo.
No entanto, para os beneficiários que, ao consultar a situação do benefício, recebem uma notificação em vermelho, é necessário atualizar o cadastro o mais rápido possível, pois os dados estão desatualizados no sistema do governo e isso resultará no bloqueio do benefício.
No caso mencionado, a última atualização foi feita em 08 de agosto de 2022. Porém, o governo emitiu a seguinte mensagem: “Atenção! O cadastro da sua família é formado por apenas uma pessoa, ou seja, é um cadastro unipessoal. Isso possivelmente é um erro, clique aqui para obter mais informações”.
Portanto, esse beneficiário precisa se dirigir a uma unidade do CRAS mais próxima para realizar a atualização de seu cadastro, caso contrário, o benefício pode ser cancelado de maneira definitiva.
Dependendo da situação, a administração municipal realizará a atualização cadastral no posto de atendimento ou na residência dos beneficiários que se declararam unipessoais. Para concluir o processo, será necessário assinar um termo afirmando que mora sozinho.
Se o beneficiário cumprir todos os requisitos do Bolsa Família, o benefício será restabelecido, incluindo as parcelas retroativas que foram suspensas.