Bolsonaro decide sobre o valor do Auxílio Brasil para 2023

Governo informa que indicará a permanência do valor majorado do Auxílio Brasil para o próximo ano

Na próxima terça-feira, dia 9, o governo vai começar a pagar o Auxílio Brasil de 600 reais referente ao mês de agosto.

O calendário usual foi antecipado e quem começa recebendo no dia 9 são os beneficiários com o NIS terminado em 1. Os pagamentos seguirão até o dia 22.

CALENDÁRIO AUXÍLIO BRASIL AGOSTO 2022
CALENDÁRIO AUXÍLIO BRASIL AGOSTO 2022

Para o próximo ano, vem sendo discutido se o valor permanecerá em 600 reais.

O presidente Jair Bolsonaro, em recente entrevista ao SBT, falou sobre o Auxílio Brasil, especialmente sobre a possibilidade de manter os 600 reais para o ano que vem.

Bolsonaro afirmou que teve uma reunião com o ministro da economia, Paulo Guedes, nessa semana, onde ficou definido que a indicação da permanência dos 600 reais do Auxílio Brasil está garantida, dentro da responsabilidade fiscal, e vai ser indicada na Lei Orçamentária Anual.

Bolsonaro comentou também sobre a diminuição de impostos e sobre a correção da tabela do imposto de renda para o ano que vem.

O presidente informou que vai indicar na Lei Orçamentária a permanência dos 600 reais para o ano que vem, ou seja, vai ter espaço no orçamento para pagar esse valor a todos os beneficiários.

Essa medida será enviada ao Congresso Nacional para votação. A lei do orçamento para o ano seguinte é enviada ao Congresso até o dia 31 de agosto do ano anterior.

Ou seja, o governo tem até o dia 31 desse mês para enviar a previsão do orçamento para o ano que vem.

Então, em outubro, na época das eleições a lei orçamentária já vai ter sido enviada e já vai estar sendo analisada no Congresso, independentemente das eleições.

Tanto a Câmara quanto o Senado podem fazer alterações, mas como já foi divulgado, a maioria dos candidatos a presidente, bem como seus aliados no congresso, têm a intenção de manter os 600 reais para 2023.

Dessa forma, tendo espaço no orçamento, conforme foi definido pelo ministério da economia, a chance do aumento para 600 se tornar permanente é grande.

Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o Auxílio Brasil.

Auxílio Brasil Hoje e mais…