Cadastro Único Consulta: Passo a Passo

Cadastro Único Consulta: Passo a Passo

Ao efetuar o Cadastro Único consulta, você pode verificar se está devidamente inscrito no programa, tornando mais fácil o acesso a inúmeros benefícios previdenciários e sociais.

O Cadastro Único, como o nome sugere, é um cadastro nacional que tem como objetivo reunir a inscrição das pessoas físicas de modo unificado.

Desse modo, para um cidadão ter acesso a benefícios como Bolsa Família, Tarifa Social, ID jovem, dentre outros programas, é necessário que esteja inscrito no Cadastro Único e mantenha seus dados atualizados.

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem se estão inscritos ou como efetuar o Cadastro Único consulta. Nos tópicos abaixo preparamos um passo a passo para descobrir se você já está no rol de integrantes do Cadastro Único ou não.

PUBLICIDADE

 

O Que é e Como Funciona o Cadastro Único

Antes de saber como efetuar Cadastro Único consulta, vamos entender um pouco melhor como ele funciona.

A má distribuição de renda no Brasil é um problema que ninguém tenta negar, tamanha a desproporção. Desse modo, o Governo adota programas e meios de tentar equilibrar, ainda que minimamente, essa situação.

Desse modo, foram criados alguns programas de redistribuição de renda no país.

No entanto, para que uma pessoa ou uma família sejam identificadas como de baixa renda e faça parte de programas como estes, é necessário que se inscreva no Cadastro Único. Desse modo, o Governo consegue mapear os dados e destinar recursos às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

PUBLICIDADE

Para evitar que os beneficiários tenham que efetuar o cadastro em diferentes programas sociais, existe o Cadastro Único que, como o nome sugere, é unificado e pode ser utilizado para dar entrada em diferentes programas sociais do Governo.

Alguns dos programas governamentais que utilizam os dados do Cadastro Único são o Bolsa Família, auxílio emergencial, Minha Casa Minha Vida e o Benefício de Prestação Continuada – BPC.

 

Cadastro Único Consulta: Passo a Passo

Para efetuar o Cadastro Único consulta e saber se você já está inscrito nesse sistema, é necessário seguir as instruções abaixo:

  • Acesse o site Meu Cadastro Único;
  • Informe seu nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe, estado e município, então avance clicando em Emitir Certidão, como indicado abaixo:

PUBLICIDADE
  • Na página seguinte, caso você esteja inscrito no Cadastro Único, será emitida uma certidão de inscrição no programa.

Além disso, existe a possibilidade de efetuar Cadastro Único consulta pelo aplicativo, disponível para aparelhos Android e iOS. Para consultar pelo seu smartphone, siga as instruções abaixo:

  • Abra sua loja de aplicativos: Play Store para celulares Android ou App Store para iPhone;
  • No campo de busca, procure por Cadastro Único;
  • Toque em Download ou Obter;
  • Após finalizar o download, toque no ícone do programa e insira os dados solicitados: seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município, então avance.
  • Se você estiver cadastrado no sistema do Cadastro Único, será exibido uma certidão alegando.

Por fim, a consulta também pode ser feita por contato telefônico. Para isso, basta entrar em contato no número 0800 707 2003 e confirmar seus dados pessoais.

Quem Pode se Inscrever no Cadastro Único?

Como você pôde perceber, o Cadastro Único se destina às pessoas que desejam se valer de certos programas governamentais de redistribuição de renda, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Minha Casa Minha Vida, etc.

No entanto, para que um indivíduo possa se cadastrar nesse sistema, é necessário que cumpra alguns requisitos.

PUBLICIDADE

Veja abaixo quem está apto a se inscrever no programa:

  • Possui renda mensal limitada a meio salário mínimo por pessoa;
  • Possui renda mensal familiar total limitada a três salários mínimos;
  • Tem renda maior que três salários mínimos, desde que que esteja vinculado a programas sociais governamentais.

Deixe uma resposta