Caixa Habitação Libera Prorrogação de Parcelas Por 180 Dias

Caixa Habitação Libera Prorrogação de Parcelas Por 180 Dias

A Caixa Habitação é um setor da Caixa Econômica Federal destinada ao financiamento residencial. Neste ano, devido à crise que afligiu o mundo todo, o banco liberou a interrupção de pagamento de parcelas.

Isso porque muitas pessoas, sobretudo das classes B e C, que representam o maior número de adeptos a financiamentos residenciais, tiveram suas rendas comprometidas, diminuídas ou até mesmo cessadas, já que muitas empresas fecharam ou diminuíram o quadro funcional.

O desemprego se tornou um problema preocupante e, para não elevar exponencialmente o percentual de inadimplência, a Caixa Habitação adotou essa estratégia.

Mas afinal, como fazer para poder interromper o pagamento das parcelas? Essa é uma dúvida muito comum e para sanar as dúvidas preparamos este artigo. Continue lendo e saiba como se beneficiar dessa medida.



Como Funciona a Prorrogação da Caixa Habitação?

A adesão à prorrogação das parcelas, liberada pela Caixa Econômica Federal, não é automática. Desse modo, para que o cidadão tenha direito a esse benefício, é necessário efetuar a solicitação.

Para informar à Caixa Econômica o desejo de pausar o pagamento das parcelas, e ter seu pedido acolhido, é necessário que o cidadão não esteja com parcelas em atraso.

De acordo com Pedro Guimarães, atual presidente da CEF, mais de dois milhões de contratos já foram pausados. Isso reflete a importância que a Caixa Habitação possui em âmbito nacional, fomentando também a economia local, já que injeta recursos, ainda que indiretamente, em mão de obra da construção civil, depósitos de material de construção, além de outros setores.

Os números refletidos na prorrogação são altos: a expectativa da Caixa Habitação é que a pausa no pagamento envolva mais de quatro bilhões de reais.

Um outro recurso disponibilizado pelo Governo para contornar s efeitos da crise é o auxílio emergencial. Neste artigo explicamos detalhadamente como receber o benefício.



Afinal, Como Prorrogar Parcelas da Caixa Habitação?

Como mencionamos, as pessoas que estiverem com parcelas em atraso de seu financiamento habitacional da Caixa, não terão direito à prorrogação.

Se você não possui débitos e quer se valer desse benefício, deverá entrar em contato com a Caixa Econômica Federal por contato telefônico.

Os números disponibilizados para essa função são:

  • 3004-1105;
  • 0800 726 8068; ou
  • 0800 726 0505.

Vale ressaltar, ainda, que é possível efetuar a renegociação das parcelas diretamente no aplicativo que o banco disponibiliza as clientes: o Caixa Habitação.

Esse app é disponibilizado para aparelhos Android e iPhone.



Período de Prorrogação Pode Ser de Até 180 Dias

O período de pausa inicialmente proposto pela Caixa Habitação era de 120 dias, no entanto, em julho deste ano a instituição divulgou que o período seria estendido.

De acordo como informações disponibilizadas pela própria Caixa Econômica Federal, a prorrogação, também conhecida como pausa emergencial, poderá ser de até 180 dias.

Vale ressaltar que a pausa também é oferecida aos clientes que possuem contratos de Crédito Imóvel Próprio (home equity), desde que com pagamento de no mínimo onze prestações após a contratação.

Além disso, a Caixa Habitação deixa claro que durante o período de pausa, não haverá a isenção de juros remuneratórios, taxas e seguros.

Os indivíduos que estiverem com contrato pausado e queiram cancelar a solicitação, bem como os clientes que não queiram aderir à prorrogação automática de trinta dias, devem cancelar a solicitação diretamente pelo aplicativo Caixa Habitação.

Para isso, basta que o usuário efetue o download do app em seu celular e na opção Contratos, toque em Serviços e, em seguida, em Cancelar a prorrogação da pausa.

Para cancelar a prorrogação toda, então deverá acionar a opção Cancelar pausa emergencial.

Por fim, lembramos que isso poderá ser feito também por contato telefônico, nos números que disponibilizamos nos tópicos acima. Nesse caso, o atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 08h às 20h.

Além disso, além da pausa emergencial, a Caixa se prontifica e oferecer soluções personalizadas aos clientes afetados pela crise. Procure sua agência para verificar as opções disponíveis.



Deixe uma resposta