O calendário oficial do programa Auxílio Brasil de outubro indicava início dos pagamentos no dia 18 de outubro, e final no dia 31 do mesmo mês.
Mas no sábado, dia 1º de outubro, a Caixa Econômica Federal informou que o calendário do Auxílio Brasil será antecipado.
Ao ligar no número oficial da Caixa para atendimento do Auxílio Brasil, que é o 111, estava sendo informado que os pagamentos do Auxílio Brasil serão inciados no dia 11 de outubro.
No mesmo dia, mais tarde, a informação pelo 111 já indicava que os pagamentos começariam apenas no dia 18 de outubro, deixando os beneficiários confusos.
No domingo, dia 2 de outubro, entretanto, a Caixa resolveu atualizar o Caixa Tem, indicando as seguintes datas de pagamento para o mês de Outubro, quando o beneficiário faz a consulta pela opção “Auxílio Brasil”, em seguida “Ver Benefício”.

NIS 1, dia 11 de outubro;
NIS 2, dia 13;
NIS 3, dia 14;
NIS 4, dia 17;
NIS 5, dia 18;
NIS 6, dia 19;
NIS 7, dia 20;
NIS 8, dia 21;
NIS 9, dia 24;
E finalizando, NIS terminado em 0, recebendo no dia 25 de outubro.
Com a possível confirmação deste calendário, aqueles beneficiários que têm direito ao vale-gás também terão os pagamentos antecipados. O pagamento do vale-gás segue sempre o calendário do Auxílio Brasil e será pago neste mês de outubro. O valor que ainda será confirmado pelo governo deve girar em torno de 110 reais.
O ministro da cidadania, Ronaldo Bento, já havia informado anteriormente em entrevista a intenção do ministério em antecipar os pagamentos do Auxílio Brasil sempre que possível.
Parte da imprensa afirma que a antecipação do calendário do Auxílio Brasil pode refletir na campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.
O ministério da cidadania não conseguiu antecipar os pagamentos do Auxílio Brasil em Setembro devido a questões operacionais.