Passo a passo: Aprenda a criar uma poupança digital no aplicativo CAIXA Tem

Passo a passo: Aprenda a criar uma poupança digital no aplicativo CAIXA Tem

O CAIXA Tem é um aplicativo desenvolvido pelo governo federal para que o acesso da população às políticas sociais e transações financeiras se tornasse mais simples e dinâmico.



É um app que não ocupa muita memória no seu dispositivo e está disponível para download em diversas plataformas diferentes, sem nenhum custo.

Sabemos que, no Brasil, muitos cidadãos dependem de algumas políticas sociais de auxílio para complementar a renda mensal de suas famílias.

Através desse app, é possível ter acesso a informações sobre a maioria desses programas do governo federal de forma prática e rápida, sem mais burocracias.



Além de diversas outras funções práticas que tornam o dia-a-dia dos usuários do aplicativo bem menos descomplicado.

Basta baixar, aprender a usar e pronto. É muito mais confortável do que se deslocar para resolver esse tipo de problema pequeno todos os dias, principalmente se sua rotina é apertada.

Sabemos que precisar visitar uma central do CRAS ou encarar a fila do banco constantemente, para saber informações sobre programas sociais ou movimentar dinheiro, é algo estressante.



E se te dissessem que agora é possível fazer tudo isso e um pouco mais através do aplicativo CAIXA Tem?

Pois, sim, é verdade! Na era digital onde nós vivemos, onde tudo agora é feito na simplicidade de alguns toques na tela do smartphone, esse setor também acabou sendo modernizado.

Tudo visando tornar o seu dia-a-dia mais prático e tornar o trabalho do governo mais simples, mais sucinto, mais direto, fornecendo digitalmente uma série de informações e serviços.



Mas se você ainda não sabe como se cadastrar nesse app ou acessar as informações que procura, trouxemos aqui algumas dicas certeiras que, com certeza, te darão um norteamento.

Então leia com bastante atenção e se sinta livre para anotar as informações mais importantes, se considerar necessário.

Vamos lá?!

Como se cadastrar no CAIXA Tem?

O primeiro passo é fazer o download do aplicativo no seu dispositivo móvel. Esse processo é feito da mesma forma que você usa para baixar qualquer outro programa:



Pesquise por ‘CAIXA Tem’ no play store ou na apple store, lojas de apps dos celulares que possuem sistema Android de funcionamento e IOS, respectivamente.

Em ambas as versões, ele estará disponível gratuitamente. No play store, por exemplo, aparece exibido assim:

Selecione ‘instalar’ e, em apenas alguns minutos, o aplicativo estará salvo na memória do seu celular.

Ele não ocupa muita memória e, apesar de apresentar falhas recorrentes, pelo alto número de usuários acessando, é prático e fácil de usar.



O que significa que você não precisa ter nenhum nível master de conhecimentos sobre tecnologia para acessá-lo e encontrar as informações que está procurando.

Uma vez que o app esteja devidamente instalado, você precisa se cadastrar nele.

Insira o seu CPF e selecione a opção ‘continuar’ quando essa tela for exibida.

Você precisará criar uma senha de 6 dígitos e lembre-se: para manter sua confidencialidade, não compartilhe essa senha com mais ninguém.



É importante que somente você tenha acesso à sua conta, para evitar complicações. Levar um golpe ou perder informações importantes é a última coisa que você quer, certo?

A partir disso, o aplicativo recolherá todos os seus dados, para tornar o funcionamento do sistema personalizado para o seu caso.



Aí, você passa a ter acesso a tudo:

  • Informações sobre seu FGTS, PIS e Seguro-Desemprego.
  • Informações sobre o auxílio emergencial de R$600,00, criado como um auxílio para a população diante do isolamento social devido ao COVID-19.
  • Permite que aqueles usuários que possuem uma conta na Caixa faça consulta de saldo, extrato, realize pagamentos e faça algumas transações financeiras simples.
  • Permite que você abra uma poupança digital através do app.

Tudo isso e muito mais ao alcance de alguns toques na tela do seu celular.



Uma parte interessante sobre o funcionamento do app é que todos os serviços funcionam como um chat. Você envia mensagens e será respondido.

Como pode ver, todos os serviços solicitados são checados como se você estivesse mantendo uma conversa com um atendente virtual.

Essa configuração ajuda na praticidade, torna mais fácil manter a organização.

Como funciona a poupança digital através desse aplicativo?

A conta é criada automaticamente a partir do momento em que você se cadastra no CAIXA Tem ou também pode ser solicitada através da aba de serviços.

É uma poupança gratuita que funciona sem que você precise cadastrar uma série de documentos ou desembolsar taxas mensais para manutenção e movimentação financeira.

Por essa praticidade, justamente, muitos dos projetos sociais do governo são viabilizados através desse app.



O CAIXA Tem permite que até três movimentações para contas de outras agências bancárias sejam feitas, independente de qual seja o titular.

Quando a transferência é feita de uma conta CAIXA para outra conta CAIXA, entretanto, não existe um limite de quantidade. E, ainda, todas elas são feitas gratuitamente.

Não é disponibilizado um cartão físico para esse modelo de poupança, já que todos os serviços disponíveis são feitos de forma digital.



A CAIXA também disponibiliza um serviço de atendimento dentro do próprio aplicativo, para tirar as dúvidas mais frequentes que os usuários possuem.

Uma curiosidade é que o número de cadastrados nessa poupança digital cresceu bastante devido à alta procura pelo auxílio emergencial disponibilizado pelo governo que já citamos aqui.

É outra prova de que essa é a forma mais prática de se ter acesso aos recursos que o governo disponibiliza para quem se encaixa no perfil a ser beneficiado por determinados programas.



Conclusão:

Em um mundo onde a tecnologia se tornou a protagonista de tantos setores da vida de todo mundo, funcionalidade e praticidade também precisavam se unir.

E o CAIXA Tem é o tipo de aplicativo que faz exatamente isso: reúne o que você precisa fazer e fornece uma maneira mais prática e dinâmica de fazê-lo em uma tacada só.



É dinâmico, possui configurações simples, você nem precisa entender muito sobre tecnologia para acessar as informações que procura.

Além disso, você também consegue fazer diversas transferências bancárias para outros titulares sem precisar pagar taxas extras, com em diversos outros bancos.

Isso sem precisar passar horas se estressando nas longas filas de banco. Tudo está ao alcance de alguns simples toques na tela do seu celular.

Lá, você encontra tudo o que precisa saber sobre políticas sociais do governo, por exemplo, e qual a melhor maneira de reivindicar os benefícios aos quais você tem direito.



Outra dica válida: através do app, você consegue descobrir se possui direito ao auxílio emergencial disponibilizado após a pandemia da COVID-19.

Você só precisa fazer o download e conferir. Como já dissemos, não há nada de complicado nas configurações.

Se você se encaixar no perfil, logo irá receber uma confirmação através de mensagem de texto e poderá, por fim, fazer bom uso desse dinheiro.



Procure se informar corretamente o quanto antes, para conseguir ter acesso ao valor de R$600,00 e não acabar se complicando com as dívidas.

Então, lembre-se: pesquise pelo aplicativo CAIXA Tem na loja do seu smartphone, faça o download, cadastre seu CPF e usufrua dos serviços disponíveis por lá. Você já deve ter percebido que não se trata de uma tarefa complicada.



Deixe uma resposta