Câmara aprova aumenta da margem do empréstimo consignado para INSS e BPC/LOAS

Entenda o que mudou no texto aprovado na Câmara sobre o empréstimo consignado

O governo federal autorizou por meio de uma medida provisória o aumento da margem consignável e o acesso de beneficiários do BPC/LOAS às operações de empréstimo consignado. Essa medida faz parte do Programa Renda e Oportunidade que contempla um pacote de medidas para a geração de renda e o aumento do poder de compra dos brasileiros.

A Instrução Normativa nº 131, de 25 de março de 2022, do INSS, regulamentou e detalhou a medida provisória nº1106, de 17 de março, que autorizou a liberação do empréstimo consignado para os beneficiários do BPC.

De acordo com a medida provisória que está em vigor, o beneficiário do BPC pode contratar empréstimo com margem consignável de até 40% da sua renda mensal, assim como os aposentados e pensionistas do INSS. Desses 40%, 35% são para operações de empréstimo pessoal convencional; e 5% para as transações com cartão de crédito ou cartão consignado de benefício.

As parcelas são descontadas diretamente do benefício, em até 84 meses, ou seja, 7 anos.

O teto de juros é de 2,14% ao mês, assim como é para o INSS. Nas operações realizadas com cartão de crédito, o limite é de 3,06% ao mês. Dessa forma, os juros ao ano podem chegar a 30%.

E nessa semana a Câmara dos Deputados analisou e aprovou essa medida provisória que liberou o empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). No texto houve algumas alterações.

O texto aprovado na Câmara é o parecer do relator, deputado Bilac Pinto, do União de MG. O texto ampliou de 35% para 40% a margem consignável dos empregados celetistas, servidores públicos ativos e inativos, pensionistas, militares e empregados públicos.

E os aposentados do Regime Geral de Previdência terão a margem ampliada de 40% para 45%, mesmo valor aplicado a quem recebe BPC ou Renda Mensal Vitalícia. Em todos esses casos, 5% é reservado para operações com cartões de crédito consignado.

O cartão de crédito consignado, na prática, é um cartão de crédito como qualquer outro. Ele pode ser usado para fazer compras, pagar restaurantes, pagar serviços, realizar saque e muito mais. A principal diferença é que o pagamento será efetuado com desconto direto no seu benefício.

Por causa desse desconto automático em seu benefício, o cartão de crédito consignado consegue oferecer menores taxas de juros que outros cartões, o que é uma grande vantagem.

Além do aumento da margem de consignação de 40% para 45% para os beneficiários do INSS e BPC, o texto ainda prevê que não poderá haver limitação de quantidade de empréstimo consignado contratado desde que seja respeitado o limite da margem consignável. Conforme já falei antes, esta medida provisória foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora será analisada pelo Senado.

COMO FAZER O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Para fazer o seu empréstimo consignado, sem burocracia, de forma muita simples, rápida e sem consulta ao SPC e SERASA, fale com a HIPERCRED.

A Hipercred é uma correspondente do banco Safra e de outros bancos, regulada pelo Banco Central do Brasil.

A HIPERCRED concede crédito consignado para você que é do BPC e do INSS com uma taxa de juros máxima de 2,14% ao mês e ainda permite parcelamentos em até 84 meses.

O processo é rápido, muito seguro, simples e sem burocracia.

✅ FALE COM O GRUPO HIPERCRED

📲 PARA INSS: https://bit.ly/3Ow214n

📲 PARA BPC LOAS: https://bit.ly/3xHFETA

✅ FAÇA O PRÉ-CADASTRO PARA FAZER O CONSIGNADO DO AUXÍLIO BRASIL COM A HIPERCRED: https://www.grupohipercred.com.br/auxilio_brasil.php?user=8&midia=2&prod=1&tipo=201

Veja no vídeo abaixo essas e outras informações sobre o empréstimo consignado.