O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é o principal tipo de empréstimo concedido pelos bancos e instituições financeiras aos clientes. A principal vantagem dessa modalidade de crédito é a facilidade em adquirir e rapidez para liberação.
A depender do valor solicitado, o CDC é creditado na conta do requerente no mesmo momento, porém, em alguns casos, como quando o valor é mais elevado, pode demorar até 24 horas.
A facilidade em obter o CDC, já que muitas pessoas possuem crédito pré-aprovado e não precisam sequer conversar com um atendente, leva a uma grande adesão à modalidade. Por outro lado, não é raro que as pessoas deixem de analisar as taxas que, muitas vezes, podem não ser nada atraentes.
Essas altas taxas são diluídas em baixas (mas duradouras) parcelas, o que leva o consumidor a acreditar estar fazendo um bom negócio.
Pensando nisso, neste compilado reunimos algumas informações importantes para você que está prestes a contratar um CDC. Continue lendo e tire suas dúvidas.
O Que é CDC?
Uma das principais soluções oferecidas aos clientes de instituições financeiras são os empréstimos. No entanto, não existe apenas um tipo de empréstimo.
Financiamento e consignado, por exemplo, são outras modalidades de crédito, que possuem condições e regras diferentes. Já o CDC é a modalidade de crédito pessoa mais comum e facilmente obtida.
Normalmente o CDC está vinculado a todas as contas correntes que são abertas em instituições bancárias, permitindo que os clientes, quando requererem, tenham acesso a esse serviço.
Para a liberação do valor, o cliente é submetido a uma análise por parte do banco, que leva em consideração o score de crédito e o fato de estar com restrições no CPF – esses são os dois principais fatores determinantes para a aprovação do CDC.
Além disso, a relação do cliente com a agência também influencia nas condições de pagamento e taxas cobradas.
Quais São as Taxas do CDC?
Embora cada banco tenha suas políticas de taxas, elas variam de acordo com o cliente.
Por exemplo, imagine que o banco X oferece CDC aos clientes, cobrando uma taxa média de 2,4% ao mês. Agora imagine que dois clientes solicitaram a esse banco o mesmo valor de empréstimo, por meio do CDC.
O primeiro cliente, embora tenha o nome limpo, tem um score consideravelmente baixo, o que é um sinal de alerta às instituições, como possibilidade de inadimplência. Já o segundo, apresenta um score bastante elevado, o que significa que seus hábitos de pagamentos são pontuais, além do fato de esse segundo cliente ter uma relação antiga de consumo de serviços com a agência.
Como resultado, os dois clientes tiveram o CDC aprovado, acontece que para combater o baixo score e a possibilidade de inadimplência do primeiro cliente, a taxa de juros foi bem mais alta do que a do segundo cliente, que, de acordo com seu score, representa menor possibilidade de prejuízo à instituição.
Ou seja, ainda que as instituições bancárias tenham pré-determinadas suas taxas de juros, ela pode oscilar de acordo com cada consumidor.
Taxa Média CDC dos Bancos
Como você pôde perceber, as taxas são variáveis de acordo com a análise de cada consumidor, mas, ainda assim, respeita-se a política praticada em cada instituição bancária.
Abaixo você poderá conferir a taxa média de CDC cobrada por cada banco que opera no Brasil, de acordo com o Banco Central. Confira:
|