O Que é Score de Crédito? Entenda Como Ele Afeta Sua Vida

O Que é Score de Crédito? Entenda Como Ele Afeta Sua Vida

Você está pensando em dar um passo à frente e sair do aluguel comprando um apartamento financiado? Ou está pensando em comprar um carro novo? Saber o que é score, nesses casos, pode te ajudar muito.

Isso porque ao solicitar financiamento de qualquer natureza, seja para comprar um imóvel ou automóvel, por exemplo, ou mesmo solicitar um empréstimo ou aumentar o limite do cartão de crédito, o banco ou instituição financeira irão avaliar o seu score.

Nesses casos, não é apenas o relacionamento que você possui com sua agência ou seu salário que são avaliados, mas sim a forma como você costuma pagar suas contas, e isso está intimamente relacionado ao score de crédito.

Neste compilado você irá entender melhor o que é score e como ele afeta sua vida.



O Que é Score?

Todas as pessoas maiores de dezoito anos e todas as empresas possuem um score. Mesmo que você não saiba ou que não tenha feito nenhum tipo de cadastro, você possui essa pontuação associada ao seu CPF ou CNPJ.

O score é, portanto, uma pontuação que analisa o histórico de pagamento dos cidadãos em relação às suas contas diversas. Quanto mais pontual um cidadão é com suas dívidas, maior é sua pontuação. Por outro lado, quanto mais ele atrasa o pagamento de suas faturas, mais a pontuação cai.

Você pode estar se perguntando: mas como essa pontuação é definida? Quem está bisbilhotando minhas finanças? Bem, o score é definido pelas instituições de proteção ao crédito. Certamente você já ouviu falar em Serasa e SPC, por exemplo. São essas empresas que avaliam a pontuação de cada um.

É importante considerar, ao saber o que é score, que a pontuação oscila constantemente e, portanto, não é definitiva. O score é alterado de acordo com a forma como você está manejando suas contas.

Na prática, isso quer dizer que se você possui uma pontuação baixa, ou seja, que indica alto risco de inadimplência aos bancos, você ainda pode adotar novos hábitos que farão a pontuação elevar. Neste artigo, por exemplo, ensinamos as principais dicas para aumentar seu score em 30 dias.



Para Que o Score Serve?

Além de saber o que é score, é importante saber mais sobre sua função.

Trata-se de um dos principais utilizados para avaliar um perfil antes da concessão de crédito. A partir da pontuação que cada cidadão e empresa possuem, o banco avalia se irá liberar ou não o serviço requerido, como empréstimo, financiamentos, etc.

Desse modo, eles avaliam o risco a partir de sua pontuação – que vai de zero a mil e é interpretada e acordo com as faixas de risco:

  • Score de 701 a 1.000 pontos: Baixo risco de inadimplência;
  • Score de 301 a 700 pontos: Médio risco de inadimplência;
  • Score de 0 a 300 pontos: Alto risco de inadimplência.

Sendo assim, o score nada mais é do que a pontuação que indica a confiança de seu perfil diante de um banco ou instituição financeira em relação à possibilidade de inadimplência.



Como Consultar Meu Score?

Sempre que uma pessoa solicita um produto ou solução financeira, o banco analisa o score da pessoa. No entanto, muitas pessoas não sabem que é possível consultar o próprio score. Isso pode ser feito sem nenhum tipo de complicação, sem intermédio de terceiros, de forma totalmente segura, cômoda e ágil. Além disso, a consulta é totalmente gratuita.

  • O primeiro passo é se registrar no site do Cadastro Positivo, clicando no ícone CADASTRAR, no canto superior direito da página;
  • Em seguida, será necessário fornecer algumas informações pessoais para atestar que é você, mesmo. Além disso, você deverá informar seu endereço de e-mail, aguardar o recebimento de um link e então deverá clicar nele para validar seu cadastro;

A partir de então você poderá acessar seu cadastro positivo sempre que quiser ou precisar acompanhar seu score.



Deixe uma resposta