You are currently viewing Como alterar endereço do MEI

Como alterar endereço do MEI

  • Post category:MEI

Você sabia que é possível alterar endereço do MEI depois de a empresa já estar aberta?

Muitas vezes, após o CNPJ ser aberto, surge a necessidade de alterar algum dado cadastral da empresa. As razões podem ser as mais diversas: os negócios expandiram e você vai precisar alterar endereço MEI, você decidiu se dedicar a outras atividades e quer mudar a ocupação da empresa, criou um novo email empresarial e o cadastro ainda possui o email antigo, resolveu finalmente criar um nome fantasia para a sua MEI. Enfim, os motivos para precisar alterar os dados são os mais diversos.

A boa notícia é que essas alterações podem ser realizadas e tem mais: tudo online, sem burocracia e de forma totalmente gratuita.

Quer saber como alterar os dados cadastrais da sua empresa e quais dados podem ser alterados? Pois acompanhe esse vídeo até o final que vamos mostrar o passo a passo de como fazer isso.

PUBLICIDADE

 

Motivos para manter os dados cadastrais da MEI atualizados

Antes de mais nada, é importante que você saiba que manter os dados cadastrais da sua empresa atualizados não é uma mera formalidade.

Imagine que você está negociando o fechamento de um contrato com um grande cliente, ou solicitando um empréstimo no banco para conseguir finalmente comprar um equipamento ou fazer aquela sonhada reforma.

O cliente ou o banco provavelmente irão solicitar, dentre outras coisas, um documento chamado CCMEI. Esse documento, cuja sigla significa Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, funciona como um documento que atesta que a sua MEI existe e está devidamente regularizada.

Agora, imagine tirar um CCMEI onde consta uma informação que, na prática, não é condizente com a realidade da sua empresa… No mínimo, esse tipo de inconsistência pode prejudicar a credibilidade da sua empresa, e, em pior grau, acabar comprometendo o acordo que estava prestes a fechar.

PUBLICIDADE

Então, para evitar passar por constrangimentos como esse, sempre que um dado importante da sua empresa for alterado, lembre-se de atualizar a informação nos cadastros governamentais.

 

Quais dados cadastrais podem ser alterados?

Mas, você pode estar se perguntando: eu posso alterar endereço do MEI? Posso alterar email, telefone? Quais são os dados que podem ser atualizados?

O sistema do governo permite a atualização online dos seguintes dados cadastrais:

  • nome fantasia
  • endereço, entre municípios do mesmo estado, entre estados ou em um mesmo município.
  • documento de identidade
  • telefones de contato
  • email
  • ocupação
  • capital social
  • forma de atuação

Mas, essa mudança tem algumas regras:

PUBLICIDADE
  • por dia, você pode entrar no máximo duas vezes na página destinada à atualização cadastral
  • e, a cada acesso, só é possível alterar 8 campos no formulário.

Se você precisar alterar, por exemplo, 12 campos, você vai precisar entrar uma vez, alterar 8 campos, sair, e depois entrar novamente para ajustar os 4 campos restantes.

Importante também deixar claro que há informações que não podem ser alteradas. Uma delas é a razão social da sua empresa e o número do CNPJ. Eles não podem ser mudados porque correspondem à identidade da sua empresa, é o nome que está registrado junto ao governo e demais órgãos, bem como consta em todos os documentos emitidos por você, como contratos de prestação de serviços e notas fiscais. 

Da mesma forma, não se pode mudar os dados do titular legal da sua MEI, como é o caso do seu CPF, a sua data de nascimento, assim como o nome da sua mãe.

 

É necessário pagar algo para atualizar o cadastro do MEI?

Não, essa atualização é totalmente gratuita quando realizada pelo site do governo federal, seguindo o tutorial que vamos mostrar para vocês agora. Então vamos lá…

PUBLICIDADE

 

Como alterar endereço do MEI

O primeiro passo é acessar a página do empreendedor no portal de serviços gov.br, do governo federal. Escolha a opção “Já sou MEI”.

portal do empreendedor para alterar endereço do MEI

Em seguida, role a página para baixo até encontrar a opção “Atualização cadastral de MEI”. Clique nessa opção.

alterar endereço do MEI

PUBLICIDADE

Em seguida, clique em solicitar.

alterar endereço do MEI

O passo seguinte é fazer o login com a sua senha da Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal. É a mesma senha para qualquer serviço do portal gov.br. Se você ainda não tiver essa senha, clique no quadro verde “Crie sua conta gov.br”.

Se já for cadastrado, digite o seu CPF e depois clique em “Avançar”. 

PUBLICIDADE

Em seguida, o sistema abrirá o formulário com os campos de atuação para que você possa preencher com as novas informações que deseja ajustar. Você poderá atualizar endereço do MEI, assim como qualquer outro dado que desejar, respeitando o limite de 8 ajustes por sessão.

Quando terminar, confira se está tudo ok e clique em “Continuar”.

Aparecerá uma mensagem de confirmação, com um botão para que você gere o CCMEI atualizado.

PUBLICIDADE

Guarde o CCMEI com bastante cuidado, afinal, esse documento equivale ao contrato social de constituição da sua MEI, assim como o alvará de licença e funcionamento provisório.

Deixe uma resposta