No último dia 30 de março, o governo federal lançou o novo aplicativo do Cadastro Único.
Ele traz mais ferramentas para o usuário, como a possibilidade de se auto cadastrar, de localizar por mapa os pontos de atendimento mais próximos, extrato dos benefícios e até assistente virtual.
Ele está disponível para Android, na PlayStore, e para Iphones, na AppleStore.
O Cadastro Único ou CadÚnico do governo federal é usado pelo governo para definir quem pode se beneficiar com mais de 28 programas e iniciativas, como por exemplo o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Casa Verde Amarela.
Com a modernização do Cadastro Único, será possível cruzar os dados de mais de 36 bilhões de registros.
Uma novidade desse novo aplicativo é a possibilidade de realizar o pré-cadastro de seus dados. Isso reduz o tempo de espera nas unidades de atendimento.
Vale lembrar que mesmo com essa facilidade do aplicativo, o atendimento presencial continua funcionando da mesma forma, caso você não tenha acesso ao aplicativo.
Então, se você ainda não possui o cadastro, o responsável pela família pode fazer o pré-cadastro pelo aplicativo.
Depois, você deverá comparecer a um posto de atendimento do Cadastro Único no município onde a família mora para apresentar os documentos e complementar algumas informações.
O prazo para ir até o posto de atendimento é de 120 dias após a realização do pré-cadastro. Se perder o prazo, você deverá fazer um novo pré-cadastro. Vale lembrar que esse é um serviço gratuito.
Para começar esse procedimento, o responsável familiar precisa ter uma conta no site gov.br.
Se você não sabe como fazer essa conta, veja aqui o passo a passo que publicamos.
O responsável pela família é quem fará o pré-cadastro e será o encarregado por manter todos os dados da família atualizados. Ele deve ter mais de 16 anos e ser, preferencialemte, a mulher responsável pela família.
Após fazer o login no aplicativo do Cadastro Único utilizando o gov.br, deverá preencher os dados de endereço da família, contatos da família e integrantes da família.
Uma dica para preencher o endereço corretamente, é utilizar uma conta de energia ou telefone, por exemplo, para não errar nada.
Os integrantes da família são aqueles que moram na mesma casa e dividem as despesas, inclusive crianças e idosos, mesmo que não sejam parentes.
Além deles, pessoas internadas ou que estão em asilos ou ainda presos também devem ser cadastrados, desde que o período que estão fora de casa seja menor que 12 meses.
Para preencher os dados dos familiares, é só clicar em integrantes da família. O Primeiro que já aparece é do representante familiar e os dados estão praticamente todos automaticamente preenchidos, devendo completar os campos que estiverem em branco.
Para adicionar os outros integrantes, deve clicar em “ADICIONAR INTEGRANTE” e preencher os dados solicitados. Deve ser informado pelo menos um documento de cada pessoa, de preferência o CPF. Mas pode ser:
- Título de Eleitor;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de casamento; ou
- RG
Preencha todos os dados com muita atenção pois o pré-cadastro só será aprovado se for corretamente preenchidos os dados solicitados.
Depois de concluída essa etapa, não se esqueça de procurar o posto de atendimento em até 120 dias para concluir o cadastro e acessar aos diversos benefícios do governo federal.
E você que já possui o cadastro no CadÚnico, pode consultar se seus dados estão corretos pelo aplicativo.
Existem dois tipos de consulta: a simples e a completa.
Na consulta simples do Cadastro Único, você não precisa fazer o login. Basta clicar em consulta simples. Preencha os dados com nome completo, data de nascimento, Nome da mãe, estado e município do endereço utilizado no cadastro único. Depois, clique em continuar.
Nesta consulta simples, você consegue verificar o código familiar, a situação cadastral (se está atualizada ou não), a data da última atualização e a data limite para atualizar novamente. O prazo é de 2 anos a partir da última atualização.
Além disso, os dados do responsável familiar serão exibidos e depois os dados da família, como a renda e os integrantes.
Já a consulta completa informa mais dados, por isso é preciso fazer o login utilizando o CPF do responsável pela Família e a senha cadastrada em Gov.br. Depois, clique em “Consulta completa”.
Ela informa todos os dados que contém na consulta simples e mais outros, como endereço da família, dados de domicílio, despesas, integrantes familiares e dados do Responsável familiar.
Clicando em cada uma das opções, você terá acesso a informações detalhadas de cada item.
É muito importante que os dados registrados estejam atualizados. Se não, a família pode perder os benefícios.
Quando devo atualizar os dados?
- Sempre que a renda de algum familiar mudar
- Quando alguém se mudar de casa ou mudar para a casa
- Em caso de nascimento ou falecimento
- A cada dois anos, mesmo que as condições da família continuem as mesmas.
A partir daí, veja o vídeo abaixo para conferir o passo a passo completo de como consultar os dados no aplicativo do cadastro único, de forma totalmente online e prática.