Como Vender Mais | através da Confiança e da Credibilidade

Nós sabemos que o relacionamento entre a empresa e o consumidor é fator determinante para o sucesso. Mas empreender exige paciência, uma vez que relacionamentos duradouros são construídos ao longo do tempo, certo? Mas então, como vender mais?

Sobre a confiança, há uma história do Antoine de Saint-Exupéry, no Pequeno Príncipe, que conta o príncipe chamou a raposa para brincar, pois estava muito triste. A raposa, por sua vez, alegou que só poderia fazê-lo se fosse cativada.

Curioso o príncipe perguntou: Que quer dizer cativar?

A raposa respondeu: É uma coisa muito esquecida, significa “criar laços”…

Mais curioso ainda, o príncipe perguntou: Como assim criar laços?

A raposa explicou: Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo… Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. (…)

E a raposa terminou: Por favor, cativa-me! disse ela.

O príncipe, desinteressado disse:  Ahh, eu gostaria, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.

A raposa então disse: A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me! Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas…”

Essa é uma lição que a correria do dia a dia não pode nos furtar…

Normalmente as pessoas não irão confiar em você no primeiro contato e adquirir essa abertura é custoso e lento, até que você deixe de ser um simples desconhecido e passe para a categoria das pessoas confiáveis e, quem sabe, amigas.

Algumas dicas para gerar credibilidade e confiança são:

  • Esteja sempre disposto a ouvir.
  • Monitore as informações que chegam de diversos canais de comunicação sobre a sua empresa. E responda tudo em tempo hábil, evitando discussões e polêmicas.
  • Trabalhe o processo de comunicação com a sua empresa e elimine as barreiras.
  • Divulgue informações claras e precisas sobre o produto ou sobre o serviço. Evite ser cansativo.
  • Compartilhe depoimentos de satisfação de outros clientes, pois muitas pessoas serão influenciadas pela opinião daquelas que já compraram.
  • Lance produtos semiacabados e deixe que o cliente decida como ele fica melhor.
  • Os resultados podem demorar um pouco, mas aparecerão e serão duradouros. Não transforme o tempo em um inimigo.

Não restam dúvidas de que a resposta da pergunta “como vender mais“, também passa por geração de confiança e credibilidade.

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