Como Fazer Consulta Inscrição Estadual?

Como Fazer Consulta Inscrição Estadual?

Ao fazer consulta inscrição estadual, você pode verificar o código que um CNPJ tem perante à Receita Estadual. Essa inscrição pode ser muito útil em diversas situações, como em cadastros de fornecedores, abertura de contas e mais uma série de serviços.

A consulta inscrição estadual deve ser feita por meio do site do Sintegra do estado em que a empresa está estabelecida.

O Sintegra, por sua vez, foi instituído em 1997 para que as empresas tivessem acesso a diversos serviços de forma eletrônica e é um dos principais avanços em termos de informatização dos serviços públicos no país.

No artigo abaixo você irá conferir como fazer a consulta Inscrição Estadual. Continue lendo e saiba mais.



O Que é Sintegra?

Como mencionamos, para fazer a consulta inscrição estadual, é necessário ter acesso ao site do Sintegra. Mas, afinal, o que é esse sistema? Qual sua finalidade? Essa dúvida é muito comum, mas de extrema importância, sobretudo para quem possui empresa ou é responsável por gerir um negócio.

Em relação aos contribuintes, em geral, a função do Sintegra é unificar uma série de serviços para permitir que empresários, contadores, advogados e responsáveis por um negócio enviem declarações e forneçam informações relativas a transações, compras, vendas e prestação de serviços.

Já em relação ao fisco, o Sintegra tem como finalidade permitir uma fiscalização mais abrangente e dinâmica, sobretudo no que tange aos órgãos fiscais estaduais.

Vale ressaltar que ambos os lados, ou seja, contribuinte e fisco, devem prestar informações e isso é previsto em lei, como, por exemplo, nos convênios ICMS 57/95 e 20/00,

Desde que o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) se tornou um recurso disponível, todos os procedimentos passaram a ser feitos de forma eletrônica, garantindo muito mais eficiência, agilidade e comodidade.

Se você quer efetuar a consulta Inscrição Estadual e ter acesso ao código que a receita estadual atribui à sua empresa, basta seguir o passo a passo abaixo.



Como Fazer Consulta Inscrição Estadual?

Antes de saber como efetuar a consulta inscrição estadual, é preciso saber que apenas empresas têm acesso a esse cadastro. Desse modo, pessoas físicas não possuem inscrição estadual.

Para conferir se sua empresa está inscrita, você deverá:

  • Acessar o site oficial do Sintegra, ou clique aqui para ser redirecionado à página;
  • Em seguida você irá visualizar o mapa do Brasil. Clique no seu estado;

consulta inscrição estadual

  • Na página seguinte você deverá preencher os dados da empresa para finalizar a consulta: informe o código de controle e o CNPJ – há um campo pedindo para informar a inscrição estadual, mas ao preencher o CNPJ, esse campo poderá ficar em branco e, na página seguinte, um novo documento será exibido, contendo a I.E. de sua empresa.



Para Que Serve a Inscrição Estadual?

Quando formalizamos uma empresa, com a abertura de CNPJ, diversas obrigações tornam-se necessárias.

Isso porque o Governo, em suas diversas esferas – municipal, estadual e federal – tem o dever de regulamentar as atividades e garantir que elas estejam de acordo com os parâmetros legais.

Para que isso seja possível e o Governo tenha controle sobre essas empresas, existem alguns órgãos considerados fiscais.

O Sintegra é um desses órgãos, e a fiscalização torna-se possível por meio da inscrição estadual, que é uma sequência numérica composta por nove dígitos.

Desse modo, ao fazer a consulta inscrição estadual e ter acesso ao número da sua empresa perante à Receita Estadual, é possível comercializar produtos de maneira legal. Isso porque cada estado possui suas políticas fiscais, como o ICMS, por exemplo, que é regulado de acordo com cada Unidade Federativa.

Na prática, isso quer dizer que a inscrição estadual garante que a empresa faça as transações, compras e vendas, sem dever nada ao fisco e estando em dia com suas obrigações no estado onde a empresa está situada.



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