Em 2021 o trabalhador poderá movimentar a conta salário por Pix.
O Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. Ele foi criado pelo Banco Central (BC) e começou a funcionar em novembro de 2020.
São transferências entre contas que são realizadas em poucos segundos, a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias da semana. Pode ser realizado a partir de vários tipos de conta, como, conta corrente, conta poupança e conta de pagamento pré-paga, e, a partir desse ano, será possível movimentar a conta salário por Pix.
Diferença entre o Pix e outras formas de pagamento
O Pix tem muitas vantagens, dentre elas:
- O Pix não tem taxa de transferência, é totalmente gratuito.
- Não é necessário saber em qual instituição financeira a pessoa que vai receber ou pagar tem conta. Assim, seus dados ficam mais protegidos.
- Não tem limite de horário, funciona 24 horas, todos os dias da semana.
- O valor é disponibilizado ao recebedor em poucos segundos.
- Faz pagamento por meio de QR Code.
- Utiliza apenas o telefone celular, o que, para os empresários, diminui custos com outros equipamentos.
Ele é rápido, seguro e tem baixo custo. Além de reduzir a circulação de cédulas e moedas, que geram custos de produção para o governo e, consequentemente, para a sociedade.
O Pix pode ser usado para fazer transferências de valores entre pessoas, entre pessoas e estabelecimentos comerciais e pagamentos de taxas e impostos.
Assim, o trabalhador que movimentar a conta salário por Pix poderá usufruir de todas elas.
Movimentar a conta salário por Pix é vantajoso?
Sim, o trabalhador que movimentar a conta salário por Pix terá mais liberdade para fazer transações com o seu dinheiro, uma vez que poderá usufruir de todas as vantagens do Pix e ele não tem custo para o trabalhador.
A maioria dos bancos não estabelece limites para as transações realizadas por Pix, entretanto algumas instituições podem fazê-lo. Portanto, o trabalhador que deseja movimentar a conta salário por Pix deve consultar o seu banco para saber se há algum limite, previamente, estabelecido.
O banco pode estabelecer esses limites de valor máximo para transações via Pix com o intuito de diminuir riscos de fraude e de prevenção à lavagem de dinheiro, por exemplo.
Em casos de fraude ou falha operacional, o Banco Central anunciou um sistema de devolução de recursos.
Ainda este ano o sistema Pix deve também proporcionar aos usuários uma integração entre os aplicativos dos bancos e a agenda dos smartphones. Assim, por meio da agenda de contatos do telefone o usuário verá quais dos seus contatos tem o número do telefone associado a uma chave Pix.
Outra novidade para este ano anunciada pelo diretor do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, é o uso do Pix para saques. O serviço funciona da seguinte forma, o usuário transfere o dinheiro para determinado estabelecimento comercial e saca o valor em dinheiro, ou ainda fazer uma compra, repassar um valor maior e retirar a diferença diretamente no caixa do estabelecimento.
O pagamento por aproximação, também, é uma novidade para 2021. O usuário deve aproximar o celular de uma maquininha de cartão e o valor será debitado via Pix.
Movimentar conta salário por Pix, na prática
As funcionalidades do Pix estão todas disponíveis a todos os usuários, inclusive aos que farão a movimentação da conta salário por Pix.
Para utilizar os serviços Pix basta que o usuário cadastre uma ou mais chaves Pix. Imediatamente após o cadastro ele pode começar a utilizar o Pix e usufruir de todas as vantagens do sistema.
A chave Pix pode ser o CPF, CNPJ, email, número do celular ou uma chave aleatória que é gerada pelo banco. A chave aleatória é uma alternativa para usuários que não querem vincular seus dados pessoais à sua conta transacional. Nesse sentido, é possível, também, gerar QR codes para receber valores.
Para receber valores o usuário fornece a chave Pix para o pagador que faz a transferência do valor que é creditado, quase, instantaneamente.
Para saber mais sobre o Pix, clique aqui.