Saiu a data do anúncio do Novo Bolsa Família 2023

Ministro confirma qual será a data do anúncio do novo programa de distribuição de renda
Auxílio Brasil

O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse qual será a data em que o programa do Novo Bolsa Família será anunciado para a população brasileira.

Qual será a data do anúncio do Novo programa do governo?

O programa Bolsa Família exige que as famílias cumpram com alguns requisitos específicos para terem o direito aos benefícios sociais.

Neste programa que está sendo elaborado, Lula afirmou que critérios que foram extintos no mandato anterior, como a vacinação obrigatória para crianças de 0 a 6 anos, vão voltar a ser exigidos e fiscalizados.

O presidente Lula está fazendo uma viagem aos Estados Unidos para continuar em busca de relações internacionais.

O ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias, ao ser questionado sobre qual será a data do anúncio do programa, disse que a Medida Provisória para restabelecer o Bolsa Família deve ser anunciada na próxima semana após o retorno do presidente Lula do exterior.

Wellington Dias fala sobre data de anúncio do Bolsa Família
Fonte: IG economia

Cerimônia da Caixa Econômica em Brasília anuncia novo cartão

Nesta semana a Caixa Econômica Federal realizou uma cerimônia em Brasília e nesta cerimônia estavam presentes a atual presidente da Caixa Rita Serrano, o Ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias, o ministro da Fazenda Fernando Hadad e outros líderes parlamentares.

Durante esta cerimônia foi anunciado o novo cartão do Bolsa família com a função débito para os beneficiários do programa Auxílio Brasil.

Rita Serrano afirmou que esses novos cartões serão sim disponibilizados para a população mais vulnerável do país e que enquanto não são emitidos os novos cartões do Bolsa Família, a instituição financeira vai conceder cartões com função débito da própria Caixa, para facilitar as transações.

Presidente da Caixa, Rita Serrano
Presidente da Caixa, Rita Serrano

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já havia dito que os segurados do Bolsa Família receberiam um novo cartão que unificaria todos os benefícios.

O governo tem como principal objetivo tornar esse cartão responsável por todas as movimentações que envolvem o programa, ou seja, a ideia é unir todos os benefícios secundários como o Auxílio Gás e o extra de R$150 por criança, nas movimentações do novo cartão.

Dessa forma os beneficiários do programa terão acesso a todos esses valores em um único local e as movimentações poderão ser realizadas fora do aplicativo do Caixa Tem.

Ainda não tem data para que esses cartões sejam entregues para as famílias que são beneficiárias do programa e até que esses novos cartões sejam de fato distribuídos, o cartão do Auxílio Brasil e o antigo cartão do Bolsa Família seguem sendo válidos para realizar todas as operações.

Novas regras do Programa Bolsa Família

O presidente Lula estava sendo muito questionado sobre quais seriam as novas regras do programa Bolsa Família a partir de março.

Durante um evento que aconteceu no Rio de Janeiro na data do dia 06 de fevereiro, Lula se pronunciou a respeito dessas condicionantes.

Dentre essas condicionantes, Lula citou a vacinação infantil, o pré-natal de mulheres em fase gestacional e a frequência escolar de crianças e adolescentes.

Valor extra de 150 por criança do Auxílio Brasil
Fonte: Fdr

O objetivo do governo é retirar essas famílias da situação de vulnerabilidade social e proteger as crianças e os adolescentes, tornando a frequência escolar e a vacinação obrigatórias.

De acordo com ele a prioridade é resgatar condicionantes que foram deixadas de lado durante o mandato anterior, assim como a vacinação infantil, que para ele é indispensável.

vacinacao-infantil
Fonte: Blog Artmed

Conclui-se que a prioridade do governo é ter condicionantes que auxiliem na saúde e a educação dessas famílias que estão em situação de pobreza e de extrema pobreza.

O presidente deixou bem claro ao dizer que aquelas famílias que possuem crianças entre seus dependentes, mas que não estão com o cartão de vacina atualizado ou que não frequentam a escola, vão perder o direito ao benefício.

A mesma regra vale para as mulheres que estão em fase gestacional. É obrigatório que essas mulheres realizem todos os exames exigidos pela medicina e que façam o pré-natal nas unidades públicas de saúde, para que deem à luz a uma criança saudável.

Em breve esse novo programa será anunciado pelo governo e teremos a confirmação sobre essas novas condicionantes.

https://youtu.be/knMINyqSs8I