Bloqueios no programa Bolsa Família se tornaram recorrentes nos últimos meses. A ação é resultado do pente-fino que está sendo feito pelo Governo Federal, com o objetivo de garantir que somente as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social recebam o benefício.
Durante o período eleitoral, entre agosto e dezembro de 2022, houve uma explosão no número de inscritos no cadastro unipessoal do Bolsa Família e isso levantou suspeita de fraude no programa.
Por esse motivo, o Ministério do Desenvolvimento Social decidiu bloquear o depósito do Bolsa Família para esses mais de 1 milhão de beneficiários que fizeram a inscrição no cadastro unipessoal durante o período eleitoral.
Acredita-se que muitos desses beneficiários se cadastraram como unipessoais morando com sua família, para ter direito a mais de um benefício na mesma residência.
Por isso, recentemente o governo federal anunciou a criação de uma ferramenta digital que permite a saída voluntária de pessoas inscritas no Cadastro Único.
Portanto, para aqueles que se cadastraram de maneira irregular ou que não atendem mais aos requisitos do programa, é possível se retirar de maneira voluntária do programa, sem sofrer nenhuma consequência futura.
Pente fino nos cadastros unipessoais do Bolsa Família
O governo federal está realizando um pente-fino nos cadastros irregulares das famílias que recebem o benefício do Bolsa Família.
De acordo com as pesquisas que foram feitas até o momento, o maior índice de irregularidades está no grupo das famílias unipessoais.
Por esse motivo, o governo decidiu implementar uma nova ferramenta no aplicativo do Cadastro Único para que as famílias que recebem o benefício indevidamente possam se retirar voluntariamente, sem sofrer nenhuma consequência.
A intenção é acelerar o processo de recadastramento de benefícios pagos em duplicidade e trazer mais assertividade para o programa do Bolsa Família.
Essa nova ferramenta já está ativa e funciona apenas nos dias úteis, ou seja, de segunda a sexta feira, exceto em feriados.
A partir da exclusão, essas pessoas poderão, sem pressa, buscar os locais de atendimento nas cidades e realizar o cadastramento correto em suas famílias.
Não fazem parte desta ação, cadastros unipessoais dos beneficiários do BPC e de pessoas em situação de rua.
Governo emite alerta através dos aplicativos
A mensagem que está sendo enviada pelo governo para os aplicativos dos beneficiários, busca alertar a eles sobre a nova função que foi implementada no sistema.
Nesta mensagem é dito que se você cadastrou errado, você deve cancelar o seu cadastro e depois sem pressa, você pode agendar o novo cadastramento a partir de julho desse ano e assim, se incluir corretamente no cadastro de sua família.
É dito também que para as pessoas que realmente moram sozinhas, está tudo certo e não há com o que se preocupar, pois o benefício continuará sendo pago normalmente.
![Aplicativo Cadastro Único](https://institutomontanari.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Imagem1-163x300.jpg)
Passo a passo desligamento voluntário
Caso você se enquadre nesses cadastros irregulares e queira utilizar essa nova ferramenta o processo é bem simples.
Primeiramente, para solicitar a exclusão do Cadastro Único, acesse o aplicativo do Bolsa Família e clique em “Consulta completa”;
![Aplicativo Cadastro Único](https://institutomontanari.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Imagem2-206x300.jpg)
Em seguida, faça o login com CPF e senha, e clique em “Continuar”;
![Aplicativo Cadastro Único](https://institutomontanari.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Imagem3-198x300.jpg)
No canto superior esquerdo da tela, aperte a seta para voltar;
![Aplicativo Cadastro Único](https://institutomontanari.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Imagem4-169x300.jpg)
Depois, clique no botão vermelho “Cancele o seu cadastro”;
![Aplicativo Cadastro Único](https://institutomontanari.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Imagem5-164x300.jpg)
Na tela seguinte, aperte o botão azul “Cancele o seu cadastro”;
![Aplicativo Cadastro Único](https://institutomontanari.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Imagem6-260x300.jpg)
Em seguida, confirme a decisão clicando em “Confirmar”;
![Aplicativo Cadastro Único](https://institutomontanari.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Imagem7-300x285.jpg)
E pronto, processo finalizado e cadastro cancelado.
Após realizar o cancelamento de seu cadastro do Bolsa Família, você pode agendar o novo cadastramento a partir de julho desse ano e assim, se incluir corretamente no cadastro de sua família.