Saiu o edital do SISU 2021

Saiu o edital do SISU 2021

  • Post category:Enem

O edital do SISU 2021 foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União, dia 11 de fevereiro de 2021 .

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O SISU 2021 utilizará as notas do Enem de 2020, que foi aplicado em 2021 devido à pandemia do novo coronavírus.

O SISU é o único dos programas do Governo Federal de incentivo à inclusão dos estudantes no ensino superior que vai utilizar as notas do Enem 2020. O Programa Universidade para todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), nesse primeiro semestre de 2021, exigirão dos candidatos as notas de edições anteriores do Enem.

Podem participar do SISU estudantes que participam do Enem, obtém nota maior que zero na redação e não seja estudante treineiro do SISU.

PUBLICIDADE

 

Edital do SISU 2021 – Inscrições

As inscrições referentes ao edital do SISU 2021 divulgado hoje serão realizadas entre os dias 06 de abril até às 23 horas e 59 minutos do dia 09 de abril e devem ser efetuadas exclusivamente pela internet pelo portal do SISU/MEC .

O acesso ao sistema de inscrição do SISU é realizado com o login da conta gov.br , portanto o estudante que ainda não é cadastrado no portal deve realizar o cadastro.

Não há a cobrança de taxas para que o estudante realize a sua inscrição. O estudante pode escolher até duas opções de curso e enquanto as inscrições estiverem abertas é possível alterar as opções de curso.

Lembrando que ao se inscrever o candidato dever especificar em ordem de preferência, as opções de vagas em IES, local de oferta, curso e turno.

PUBLICIDADE

O candidato deve indicar a modalidade de concorrência, se ampla concorrência ou vagas destinadas à políticas afirmativas. As vagas do SISU são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). A forma de distribuição dessas vagas varia, sendo que algumas IES oferecem vagas reservadas, enquanto outras adotam bônus na nota do candidato.

 

EDITAL DO SISU 2021 – critérios de seleção

Os critérios de seleção para o edital do SISU 2021, não muda em relação às edições anteriores.

Sendo que a nota do candidato no Enem é o critério básico de seleção. Sendo que um curso pode dar mais peso para uma nota de determinada prova, por exemplo, um curso de biologia, pode dar mais peso à nota de Ciências da Natureza.

Algumas IES adotam critérios de média e nota mínima para determinados cursos. Uma IES pode, por exemplo, adotar média mínima igual ou superior a 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou superior a 400 pontos para determinado curso, como medicina.

PUBLICIDADE

Além disso, existe a nota de corte, é a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número total de vagas e no total de candidatos inscritos. Serve como referência para o candidato monitorar suas chances. A nota de corte é divulgada a partir do segundo dia de inscrições pelo SISU. Pois enquanto as inscrições estiverem abertas o estudante pode analisar a note de corte e alterar sua inscrição.

O resultado para o edital do SISU 2021 será divulgado dia 13 de abril. Havendo empate entre os candidatos, o critério de desempate é a renda familiar, tem preferência o estudante que comprovar menor renda familiar.

A matrícula deve ser efetuada pelo candidato entre os dias 14 e 19 de abril, devendo o candidato ficar atento, pois cada IES divulgará as informações para a matrícula.

Caso o candidato não tenha sido selecionado em nenhuma das opções de curso e IES, em 1ª e 2ª chamada, ele pode manifestar interesse na lista de espera. O estudante deve optar por apenas um curso para a lista de espera. O estudante que não efetuou sua matrícula, independentemente do motivo, não pode participar da lista de espera.

PUBLICIDADE

A lista de espera ficará aberta nos períodos de 13 de abril até as 23 horas e 59 minutos do dia 19 de abril de 2021. Ela garante apenas a expectativa de direito à vaga.

É de total responsabilidade do estudante ficar atento aos prazos divulgados no edital SISU 2021. A IES é responsável pela divulgação correta das orientações gerais para a matrícula do candidato.

Para saber mais sobre o SISU 2021, clique aqui.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta