O empreendedorismo já não é como antes, quando contava com poucos adeptos e era um tema pouco explorado… Atualmente temos milhares de novas empresas sendo criadas, todas buscando encontrar o seu lugar ao sol. Mas, então: como superar a concorrência?
O raciocínio é claro: se há mais oportunidades e condições de aproveitá-las, naturalmente o número de pessoas que tenta se aproveitar vai aumentar consideravelmente.
Isso tudo é bom para que o mercado se desenvolva e haja mais pessoas empenhadas em se especializar e trazer bons serviços e produtos para a sociedade. Toda essa evolução resulta num esforço maior em ser o melhor. E quem só tem a ganhar somos todos nós.
Se a pessoa quer continuar firme a ascender a novas posições, terá que driblar a imprevisibilidade, as dificuldades e os concorrentes. E como fazer isso tudo?
FOQUE EM VOCÊ MESMO
Ou melhor, foque-se na sua empresa primeiro. Quem passa muito tempo estudando a concorrência e tentando descobrir os seus erros, acaba se esquecendo do seu próprio negócio e dos erros existentes que devem ser corrigidos nele.
E o que você deve fazer? Deixar a base da empresa impecável. E base significa que você deve acertar todos os detalhes financeiros, o planejamento estratégico e a adaptação de uma filosofia que a empresa deseja ter. Tudo isso! Sabe por quê? Porque quando essas bases estão sólidas, não há o que fazer a não ser crescer.
Quando um nadador está dentro da piscina, nadando o mais rápido possível, ele não tem nenhum adversário na sua mente. O que lhe vem à cabeça é o caminho que deve ser trilhado e o que ele deve fazer de melhor para conseguir chegar até lá, no pódio. Debaixo da água os seus olhos estão focados apenas em uma coisa, os seus ouvidos não escutam muito bem e o seu foco está estabelecido. Para isso ele já tem as suas bases, a sua preparação física e psicológica.
Anote aí: “uma casa organizada e sólida tem tudo para crescer cada vez mais”. E isso é arte! A arte do empreendedorismo.
PROCURE SE ATUALIZAR
Empresa que para no tempo não tem para onde ir, senão para a vala do esquecimento.
Uma hora aquela campanha não vai mais dar certo, aquele produto, já não faz mais a cabeça do povo, e o serviço que você presta, já não será tão necessário.
No empreendedorismo, a constante busca pela atualização e pelo aperfeiçoamento é o que dá a liga necessária entre todos os funcionários e sócios para formar uma empresa cada vez mais precisa em seus movimentos e direções. Quando o negócio está em dia com o que está acontecendo, ela consegue se manter no seu lugar e assim se preparar para a próxima jogada.
SEMPRE BUSCANDO ESTAR PASSOS A FRENTE
Mas não basta apenas se atualizar, não é mesmo? Um negócio visionário não segue apenas a maré. Ele tenta movimentar essa maré.
Para movimentá-la e criar tendências, deverá estar sempre passos à frente. Isso é visão estratégica. Você irá procurar por falhas no mercado, por espaços a serem preenchidos, pela necessidade da população e, baseando-se nisso, junto a uma criatividade imprescindível, o seu negócio pode desenvolver novas ideias que possam atender o que lhe é proposto.
O que deve ser desmistificado é que para vencer a concorrência, você deve jogar sujo, procurar e explicitar os erros dos que estão contra você e, assim, conseguir o que você quer.
Aquele papo de político preocupado em apenas atacar os outros candidatos, já não pega bem. O mesmo acontece no empreendedorismo. Procure se aperfeiçoar e daí você começará a ver a concorrência pelo retrovisor.
O que você acha? Vale mais se aperfeiçoar ou jogar no erro dos outros?
Talvez agora você tenha boas ideias sobre como superar a concorrência.
O Instituto Montanari ACREDITA e INCENTIVA a SUA LUTA pelo SUCESSO, sempre!
Os artigos do Instituto Montanari estão em constante evolução. Aqui você também faz o conteúdo.
Você pode colaborar conosco, enviando sugestões e até os seus próprios textos.
Ah, você também pode contar a sua história! Para tanto, converse conosco através do e-mail:
contato@institutomontanari.com.br
Será um prazer imenso fazer contato contigo!
Obrigado!