Como será o Enem Digital?
Imagem de janeb13 por Pixabay

Como será o Enem Digital?

  • Post category:Enem

O Enem Digital ocorrerá no domingo, 31 de janeiro de 2021, será a primeira edição digital do Exame Nacional do Ensino Médio.

Mesmo sendo uma versão piloto, o Enem digital tem a mesma validade da versão impressa do Enem, ou seja, os estudantes que realizarão o Enem Digital poderão utilizar suas notas para concorrer as vagas em universidades que disponibilizarem vagas para o Enem.

As provas do Enem Digital seguem a mesma sequência das provas do Enem impresso. Assim, no primeiro dia, os estudantes realizarão as provas de linguagens, ciências humanas e redação e, no segundo dia, as provas serão de matemática e ciências da natureza.

O tempo para a realização das provas do Enem Digital é o mesmo tempo para a realização do Enem impresso, sendo cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo dia.

PUBLICIDADE

 

Quem fará o Enem digital?

Os estudantes que irão realizar o Enem Digital optaram por esta versão do Enem no momento da inscrição, em maio de 2020.

Portanto, a escolha pelo Enem Digital foi do candidato e não da organização da prova.

Foram disponibilizadas 100.000 vagas e 96.086 estudantes optaram por realizar o Enem digital, porém esse número foi reduzido para 93.217 devido ao adiamento do Enem digital no Estado do Amazonas por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Os inscritos no amazonas realizarão a prova do Enem digital nas datas de 23 e 24 de fevereiro, data, também, da reaplicação do Enem impresso.

PUBLICIDADE

A opção do Enem digital não foi disponibilizada para “treineiros” e nem para quem necessita de atendimento especializado.

 

Em que local o estudante fará a prova do Enem Digital?

O local da prova onde o estudante realizará o Enem Digital pode ser acessado por meio da Página do Participante na opção “Aplicação” e, na sequência, “Local de Prova”.

O estudante deve se dirigir ao local indicado para realizar a prova do Enem Digital, os locais – escolas, universidades, etc. – onde um computador estará disponível para o estudante.

 

Diferenças entre o Enem Digital e o impresso

A principal diferença é que o estudante realizará a prova pelo computador, as respostas serão marcadas na tela e não à mão, como é o caso do Enem impresso no qual os estudante devem preencher o cartão-resposta.

PUBLICIDADE

O estudante deve levar uma caneta preta, pois a prova de redação será feita à mão, segundo o diretor do INEP, Camilo Mussi, para que não houvesse uma mudança ainda tão radical.

A caneta preta também é importante, pois no segundo dia, quando farão as provas de exatas, os estudantes receberão uma folha de rascunho e poderão fazer, se desejarem, os cálculos à mão.

Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h, assim como no Enem impresso.

Para que o estudante fique mais tranquilo em relação ao Enem Digital o INEP disponibilizou um vídeo com informações importante. Veja abaixo:

PUBLICIDADE

É seguro o Enem Digital?

Pensado na segurança da aplicação do Enem Digital será disponibilizado um código ao estudante no dia da prova. Esse código deverá ser digitado na tela no início da prova e, também, ao final.

Outros fator para garantir a segurança é que os computadores só terão acesso às provas. Não será possível acessar a internet ou a calculadora do computador.

PUBLICIDADE

O sistema permite que o candidato escreva na tela com o mouse e marque as questões para depois voltar à elas.

Quando a prova começar todas as questões aparecerão na tela e o estudante escolhe por qual deseja começar.

É importante chegar cedo para ler as instruções que aparecerão na tela. Mesmo antes do início da prova as instruções serão disponibilizadas na tela.

O nível de dificuldade das provas é o mesmo, tanto para o Enem Digital, a versão impressa e a reaplicação.

PUBLICIDADE

Os cadernos de provas serão disponibilizados após o final da aplicação nos respectivos dias, no site do INEP. Os candidatos poderão anotar as respostas na folha de rascunho.

Saiba mais sobre o Enem, clicando aqui.

Perdeu a prova do Enem, veja como solicitar a Reaplicação do Enem.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta