Na última segunda-feira, dia 13, Fernando Hadad se pronunciou durante o evento que foi feito em comemoração ao aniversário do PT.
Fernando Hadad estava presente nesse evento junto a integrantes do Partido do Trabalhador, e durante uma conversa o ministro afirmou que os projetos da correção da tabela do imposto de renda e também do programa Desenrola Brasil já estão prontos.
De acordo com ele, para que os projetos sejam anunciados, é necessário realizar os últimos ajustes políticos, que serão, agora, discutidos pelo Palácio do Planalto.
Correções na Tabela do Imposto de Renda em 2023
Ainda durante o período eleitoral, o atual presidente Lula prometeu que iria realizar correções na tabela do IR e que com essas alterações, trabalhadores que recebem até R$5 mil reais mensalmente, ficariam isentos dessa taxa.
Porém, essa medida afetaria a arrecadação do governo e por esse motivo, essa proposta foi passada para equipe econômica para que fosse estudada e elaborada de forma que não prejudicasse a parte economia do país.
Fernando Hadad elaborou a proposta
Desde janeiro, o ministro da Fazenda Fernando Hadad, estava trabalhando nessa proposta e na última segunda-feira, ele anunciou que o texto do projeto está pronto para ser discutido pelos líderes do planalto.
Porém, é importante destacar que o projeto que será discutido nos próximos dias está longe do que foi prometido durante a campanha eleitoral.
Isso porque, Lula prometeu que essa isenção estaria disponível para aquelas pessoas que recebem até 5 salários mínimos e o que consta na proposta, é que essa isenção só será liberada para quem recebe até 2 salários mínimos, ou seja, R$2.604,00.
Fernando Hadad não deu muitos detalhes sobre essa proposta durante a reunião.
Programa Desenrola Brasil
Outra proposta que já está pronta e que também foi encaminhada para analise do Planalto, é a do Programa Desenrola Brasil.
O programa Desenrola Brasil tem como principal objetivo renegociar as dívidas das famílias brasileiras que estão em situação de inadimplência, essa ação também deve abranger os beneficiários do Bolsa Família que realizaram a contratação do empréstimo consignado.
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi ofertado para os beneficiários do programa de distribuição de renda em 2022, durante o mandato de Jair Bolsonaro.
Devido as altas taxas de juros que foram cobradas, milhares de beneficiários se endividaram e estão em situação de inadimplência e é por isso, que essas pessoas devem ser incluídas no programa Desenrola Brasil.
Esse projeto está em reta final de elaboração pelo Governo Federal e de acordo com Fernando Hadad, deve ser anunciado até o final do mês de fevereiro, após o feriado de carnaval.
O ministro também fez uma explanação sobre as políticas fiscal e monetária durante a reunião que participou na manhã do dia 13. Fernando Hadad defende que as duas ações caminhem juntas e reitera isso frequentemente em seus discursos.
O programa do Desenrola Brasil também fez parte das promessas de governo de Lula, ele foi elaborado pelo ministério da Fazenda e desde o início de 2023, vem sendo discutido pelos bancos públicos, como a Caixa Economica, por exemplo.
Inclusive, Rita Serrano, atual presidente da instituição financeira, falou sobre o programa do Desenrola no dia 07 de fevereiro, durante seu pronunciamento ela disse o seguinte, “O programa Desenrola, que é uma iniciativa do Ministério da Fazendo tendo como parceiros principais a Caixa e o Banco do Brasil, tem como premissas diminuir o endividamento das famílias. A previsão é agora, no final do mês, para que seja apresentado”.
Agora está nas mãos dos líderes do Planalto, para que esses últimos ajustes em ambos os programas sejam feitos, para que ao que eles possam ser anunciados para a população o mais rápido possível.