Gov.br: Para que serve e como se cadastrar

Confira as vantagens de se cadastrar no portal Gov.br

Você certamente já ouviu galar no Gov.br. Ele é uma plataforma do governo que dá acesso a diversos serviços públicos.

Em 2019 o governo federal lançou o Gov.br com a ideia de focar nas necessidades do usuário de serviços públicos. Pensando nisso, o portal gov.br reúne, em um só lugar serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. Hoje os sites do Governo estarão integrados no portal gov.br de forma que ele é a entrada única para as páginas institucionais da administração federal, oferecendo ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais

Ele foi inspirado nos projetos mais relevantes no âmbito internacional, tendo como referência o Reino Unido, o México, o Uruguai, e outros que já seguiram este mesmo modelo.

O objetivo é que todos os portais na internet e os aplicativos móveis que contenham informações institucionais, notícias ou prestação de serviços do Governo Federal estejam integrados ao Gov.br.

Uma conta gov.br pode ser entendida como uma representação digital de quem você é. Ela permite que você seja identificado no mundo digital e a comprova quem você é na interação com meios digitais.

Funciona como nos meios físicos. Quando você precisa se dirigir a um órgão do governo para resolver algo, você precisa preencher formulários, apresentar sua carteira de identidade e assinar documentos para provar quem você é. Só assim poder realizar transações, como abrir conta em banco ou fazer um financiamento, por exemplo.

Pensando no ambiente digital, a conta gov.br permite fazer todas essas transações com o governo, sendo ela sua forma de identificação. A conta gov.br permite que qualquer pessoa se identifique para interagir online com o governo.

Dessa forma, a conta gov.br é uma maneira segura de acessar a milhares de serviços públicos digitais por meio de computador, notebook, tablet ou smartphone. Por meio de uma única senha você consegue acessar, por exemplo, serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar sua CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, fazer a Prova de Vida, além de diversos outros serviços.

Através de seu cadastro, o governo consegue te identificar quando solicitar algum serviço público digital.

Como a variedade de serviços disponíveis é grande, existem diferentes níveis de segurança na plataforma. Por isso, o acesso a alguns serviços solicitará apenas os seus dados básicos. Para outros, haverá a necessidade de reconhecimento facial e outros dados. A plataforma divide esses níveis de segurança em ouro, prata e bronze.

O nível da conta gov.br é definido pela forma como ela é criada ou validada.

O nível bronze é o inicial e possui um nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais. Ele dá acesso ao Login único para acessar serviços digitais menos sensíveis; o nível bronze, portanto, dá Acesso parcial às funcionalidades do aplicativo gov.br.

O nível prata trata de um conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados. Permite login único para um grande número de serviços digitais; o nível prata, portanto, dá acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br

Já o nível ouro Conta com nível máximo de segurança, principalmente para serviços mais sensíveis. Permite login único para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso, ou seja, o acesso é completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br.

Para mudar o nível da conta, você pode fazer o login utilizando seus dados bancários, por meio de Certificado Digital compatível com ICP-Brasil ou fazer o reconhecimento facial no próprio aplicativo. No reconhecimento facial, é feita a conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE).

Criar sua conta gov.br é rápido, simples e gratuito. Basta clicar no botão “criar conta gov.br”, no site oficial da plataforma. Outra opção é baixar o aplicativo gov.br para o seu celular. Ele está disponível para Android e para IOS.

Ao digitar seu CPF para fazer o login, você será direcionado para criar uma conta se ainda não possuir uma. Você será guiado pelo aplicativo em todos os passos.

Caso você tenha CNH recente ou biometria facial cadastrada na Justiça Eleitoral, você fará o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br.

Dessa forma, sua conta já será Ouro ou Prata, e na telinha você verá a mensagem de confirmação. Caso não tenha CNH ou biometria, você poderá criar sua conta por meio do acesso em um dos bancos credenciados. A conta criada será Prata.

Mas, se não for possível criar a conta com banco credenciado, nem tiver biometria facial cadastrada nem CNH, você responderá um breve questionário e será criada uma conta Bronze para você!

Ah! A conta pode ser criada pelo site também. Não precisa necessariamente ter o aplicativo instalado. Mas o aplicativo é parte importante da sua conta, pois é por meio dele que você acessa a maioria das funcionalidades da conta gov.br.

Por exemplo, para visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais, realizar validação facial e Prova de Vida, você precisará ter o aplicativo instalado.

Veja aqui o passo a passo completo de como se cadastrar no portal gov.br e de como aumentar o nível de segurança no seu cadastro.

Veja no vídeo abaixo tudo sobre o cadastro no Gov.br.

Deixe um comentário