Governo anuncia novo aumento na conta de energia. Saiba como ter desconto na conta de luz

Entenda como participar da Tarifa Social de Energia Elétrica, que dá desconto de até 65% na conta de energia
GOVERNO ANUNCIA AUMENTO DA CONTA DE LUZ COMO TER DESCONTO TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA

A conta de energia vai aumentar, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, aprovou na última terça-feira, dia 15 de março, um novo empréstimo bancário de até 10 bilhões e meio de reais ao setor elétrico, e isso, ocasionará um aumento na conta de energia elétrica.

Os recursos serão para cobrir os gastos extras gerados pela crise de energia ocasionada pela escassez hídrica que ocorreu no ano passado.

E para pagar esse novo empréstimo do setor, um novo custo será adicionado à conta de energia a partir do ano que vem. Ou seja, o consumidor é quem vai pagar essa conta.

Essa ajuda financeira ao setor elétrico evitará até dezembro deste ano de 2022 um aumento expressivo nas contas de energia, mas, você, consumidor, pode preparar o seu bolso, pois o aumento na conta de luz será ajustado para o ano que vem, para o início do ano de 2023.

Para minimizar esse aumento de despesa na sua conta de luz, veja neste artigo as regras, requisitos, quem tem direito, percentuais de desconto e muita mais sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica, que possibilita ao consumidor pagar menos na conta de energia elétrica.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um desconto na conta de energia fornecido pelo Governo Federal às seguintes famílias:

– famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo;

– famílias que tenham entre seus membros alguém que seja beneficiário do BPC, o Benefício de Prestação Continuada; e também

– Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda mensal de até 3 salários mínimos, que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento, precise de instrumentos ou aparelhos que demandem o uso de energia elétrica.

Esse desconto na conta de energia é dado de acordo com o consumo mensal de cada família, até o limite de 220 kWh:

  • Quem consome até 30 KWh, o desconto é de 65 % na sua conta de energia.
  • Quem consome de 31 KWh a 100 KWh, o desconto é de 40%.
  • Já quando o consumo está entre 101 KWh e 220 KWh, o desconto é de 10 %.
  • Se o consumo for maior que 220 kHw, não há desconto previsto.

Independente de onde o consumidor mora, a informação de consumo de kWh sempre constará na fatura de energia.

Quando são adicionados custos extras relativos a bandeiras tarifárias na conta de luz dos consumidores que têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica, os mesmos percentuais de descontos que são estabelecidos por faixa de consumo também são aplicados aos valores das bandeiras tarifárias.

A adesão automática à Tarifa Social de Energia vem acontecendo desde o início do ano de 2022. Portanto, se o consumidor se encaixa nos requisitos citados anteriormente, mas não está recebendo desconto na sua conta de energia elétrica, alguns problemas podem estar acontecendo.

Segundo a Aneel, só deixará de receber o benefício quem deixar de atender aos critérios previstos na lei ou não fizer as atualizações cadastrais dos programas sociais.

Cada beneficiário tem direito ao desconto na conta de energia em apenas uma residência, seja ela própria ou alugada.

Uma família pode ser impedida de se cadastrar no programa se ninguém da casa tiver o nome na conta de luz recebida por mês.

Então, se for o seu caso, você precisa procurar a distribuidora de energia do seu estado para regularizar os seus dados.

Outra situação que pode estar acontecendo é se a família estiver com o endereço desatualizado no Cadastro Único. Neste caso, também é preciso fazer a regularização.

E claro, para receber o benefício, não pode haver o famoso “gato”, que é a ligação irregular de energia.

Assista o vídeo abaixo para mais informações: