Governo libera 4 benefícios em Agosto

Confira quem vai receber os benefícios liberados pelo Governo em agosto

O governo federal vai liberar 4 benefícios em agosto. Confira a seguir quais são e quem vai receber cada um deles.

AUXÍLIO BRASIL

O Auxílio Brasil é um dos benefícos em agosto que será pago às famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para serem habilitadas, as famílias precisam atender os requistios do programa, ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses e não podem ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases federais.

Todos os meses, o Ministério da Cidadania seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício. Essa seleção é baseada nos dados informados pelo responsável familiar no Cadastro Único.

Caso a família seja selecionada, a CAIXA enviará correspondência para a residência comunicando a seleção para o Programa, de acordo com o endereço informado no Cadastro Único.

Com a promulgação da emenda constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, o benefício que antes pagava o valor mínimo de 400 reais para cada beneficiário, passa agora em agosto a ter um aumento de 200 reais, totalizando o valor de 600 reais por beneficiário.

O recurso é disponibilizado na poupança social digital ou na Poupança CAIXA Fácil ou ainda poderá ser sacado com o cartão do programa.

AUXÍLIO-GÁS

Entre os benefícios em agosto que serão liberados está também o Auxílio Gás.

O vale-gás, como também é conhecido, é pago a cada dois meses para quase 6 milhões de beneficiários.

O Auxílio Gás, que até junho pagava o equivalente a 50% da média do preço de um botijão de gás de 13kg, passa a pagar em agosto o valor de 100% de um botijão de gás para o público beneficiário. Esse aumento também foi devido à aprovação da PEC dos benefícios, que prevê esse reajuste do vale-gás para os próximos três pagamentos, ou seja: em agosto, outubro e dezembro, já que o benefício é pago a cada dois meses.

Com isso, em agosto o vale-gás tem um valor estimado de 120 reais por beneficiário. As datas de liberação do benefício seguem as do auxílio brasil.

Quem tiver interesse em receber o Auxílio Gás deverá cadastrar a família no Cadastro Único e aguardar. A seleção das famílias é feita a cada mês em que o auxílio é distribuído. Os critérios de escolha são a renda per capta, tamanho da família, se recebe ou não o Auílio Brasil ( no caso quem recebe tem prioridade) e cadastro atualizado no CAD Único.

AUXÍLIO-CAMINHONEIRO

Entre os benefícios em agosto que serão liberados está o Auxílio-Caminhoneiro.

Este é um novo benefício que foi criado por meio da Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022.

A emenda prevê o pagamento do benefício em agosto aos motoristas Autônomos de Cargas devidamente cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas até a data de 31 de maio de 2022, de um auxílio de R$ 1.000,00 (mil reais) mensais, até dezembro de 2022.

Portanto, os caminhoneiros autônomos receberão seis parcelas de R$ 1 mil. As informações de cadastro dos caminhoneiros foram repassadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e já estão em processamento pela Dataprev para permitir o pagamento aos elegíveis. Os detalhes sobre o pagamento de cada benefício serão regulamentados por meio de portaria.

A estimativa é que os pagamentos se inciam na primeira quinzena de agosto.

AUXÍLIO PARA TAXISTAS

Entre os benefícios em agosto que serão liberados está também o Auxílio para motoristas de táxi. A emenda à constituição nº 123, de 14 de julho de 2022, prevê o pagamento de um benefício emergencial, até dezembro de 2022, aos motoristas de táxi.

O Ministério do Trabalho e Previdência enviou no dia 21 de julho ofícios às prefeituras de todo o Brasil para solicitar o envio das informações referentes aos taxistas regularmente cadastrados junto aos municípios. A previsão é de que o primeiro lote do Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis seja pago em meados de agosto.

Para aplicar o comando da Emenda 123, serão considerados os motoristas de táxi com Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará em vigor no dia 31 de maio de 2022. O valor e o número de parcelas do benefício poderão ser ajustados de acordo com o número de beneficiários cadastrados, respeitando o limite global disponível para o pagamento do auxílio, previsto na Emenda, que é de 2 bilhões de reais.

Veja no vídeo abaixo mais informações sobre os benefícios em agosto que serão liberados pelo governo.