O Ministro Paulo Guedes participou de entrevista coletiva na última quinta-feira (01.07) para apresentar as estatísticas de emprego referentes ao mês de maio e anunciou que podemos ter mais mudanças no Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
E quando falamos em mais mudanças, estamos nos referindo às alterações no projeto que o próprio ministro Paulo Guedes entregou para o Congresso Nacional na semana passada, referente à fase dois da Reforma Tributária, que trata do imposto de renda das pessoas jurídicas e também das pessoas físicas.
Ele começou o seu discurso falando dos empregos que foram gerados em maio e sobre a retomada da economia, especialmente nos setores de serviços e comércio, que foram sensivelmente afetados pela pandemia.
Em seguida, o ministro da Economia explicou a visão do governo em relação à Reforma Tributária.
Paulo Guedes também adiantou os planos do governo para a mudança na tributação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
O ministro Paulo Guedes afirmou que essa redução poderá ser de até 10 pontos percentuais e o melhor, que a mudança será imediata.
Lembrando que proposta enviada ao Congresso na semana passada, a proposta era reduzir 2,5% do imposto de renda das empresas em 2022 e depois mais 2,5% em 2023, totalizando 5% ao longo dos próximos 2 anos.
O problema é que o setor produtivo acabou não recebendo muito bem essa proposta, alegando aumento da carga tributária. Por isso, desde o início desta semana o ministro tem dado declarações no sentido de aumentar o desconto. Primeiro falou em aumentar a redução de 2,5% para 5% e agora, como vocês acompanharam, ele já vê a possibilidade desta redução no imposto devido chegar a 10%.