Saiu a lista de quem não vai receber o Auxílio Brasil em março + de 1,5 milhão serão bloqueados

Wellington Dias fala sobre irregularidades nos cadastros do Auxílio Brasil e afirma que mais de 2,5 milhões de beneficiários irregulares serão bloqueados
Wellington Dias e Lula

As famílias que são beneficiárias do Programa Auxílio Brasil passarão por grandes mudanças nos próximos dias.

O programa social criado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro chegará ao fim, cedendo o lugar para que o novo Bolsa Família seja lançado, cumprindo a promessa de campanha do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Desde o início de seu mandato, Lula afirmou que iria remodelar o programa e que iria relançá-lo com novas condicionantes e com novos valores para a população brasileira, em meio a todo este processo, haverá a exclusão de milhões de famílias.

O ministro Wellington Dias confirmou que em março, será realizado um bloqueio em massa nos cadastros irregulares do Auxílio Brasil, visando trazer mais assertividade ao novo programa de distribuição de renda.

Wellington Dias fala sobre Auxílio Brasil
Valor Econômico – Globo

Programa Bolsa Família será lançado nos próximos dias – Fim do Auxílio Brasil

O programa do Bolsa Família ficou famoso durante os mandatos anteriores do PT e agora ele será relançado com novas condicionantes e com novos valores para a população brasileira.

De acordo com o que foi dito pelo presidente Lula durante um pronunciamento em um evento que ocorreu na tarde da última terça-feira, dia 28, o programa será lançado para a população no dia 02 de março, quinta-feira.

Lula fala sobre Auxílio Brasil
Fonte: Revista Cariri

Calendário de pagamentos para março

Em março os pagamentos serão efetuados antecipadamente para os povos Yanomami, para os afetados pelas chuvas no litoral Norte de São Paulo e para os afetados pela estiagem no Rio Grande do Sul.

Essas famílias terão o benefício do Auxílio Brasil depositado no primeiro dia de pagamentos que consta no calendário oficial, ou seja, no dia 20 de março.

Para as demais famílias que são beneficiárias do programa, os depósitos serão efetuados de acordo com o que consta no calendário, se iniciando no dia 20, quando recebem os beneficiários com NIS de final 1 e encerrando no dia 30 de março, quando recebem os beneficiários com NIS de final 0.

CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA MARÇO 2023
CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA MARÇO 2023

Bloqueios no programa já começaram

Nem todos os beneficiários que receberam o benefício em fevereiro, vão receber em março. Isso porque, de acordo com o que foi dito por Wellington Dias, no próximo mês o governo vai realizar um bloqueio em massa de aproximadamente 1,5 milhão de cadastros irregulares.

Segundo Dias, as famílias que serão bloqueadas, são aquelas que o governo federal já tem certeza de que estão irregulares, ou seja, que não atendem aos requisitos exigidos.

Estas famílias seriam aquelas que tem uma renda maior do que o aceitável, por exemplo, ou que se separaram artificialmente para receber mais de um benefício.

Estes bloqueios vão acontecer já no mês de março, quando o novo Bolsa Família já estará vigorando, e por esse motivo, estes beneficiários que recebem de maneira irregular, nem receberão no próximo mês.

Se você se enquadra em todas as regras do programa você continuará recebendo o seu benefício normalmente.

E para aquelas famílias que estão precisando realizar a atualização cadastral junto ao CRAS, o indicado é que esse processo seja feito o mais breve possível, para que a sua situação seja regularizada no banco de dados do governo e você não perca o direito ao benefício.

O ministro afirmou que esse número de bloqueios tende a aumentar gradativamente nos próximos meses, pois a expectativa do governo é de que até o fim da averiguação cadastral, aproximadamente 2,5 milhões de benefícios sejam bloqueados do programa Auxílio Brasil.

Caixa Econômica Federal toma decisão sobre empréstimo consignado

A Caixa Econômica Federal não aderiu a nova modalidade consignada do Auxílio Brasil que foi anunciada por Lula recentemente e por esse motivo, a instituição não está ofertando mais essa linha de crédito aos beneficiários do programa.

No início de janeiro, a caixa decidiu suspender novos empréstimos, para que dessa forma o governo ganhasse tempo para estudar um novo modelo de consignado.

O governo Lula remodelou o consignado e desde o dia 09 de fevereiro, sua concessão foi liberada para as famílias que são beneficiárias do Auxílio Brasil.

Após o anúncio das novas regras que foram implementadas na modalidade consignada, as instituições financeiras receberam essas determinações e gradativamente estão se pronunciando a respeito da aderência ao novo consignado.

No dia 22 de fevereiro, a atual presidente da Caixa, Rita Serrano, se pronunciou a respeito do empréstimo consignado do Auxílio Brasil e afirmou que a instituição não vai aderir às novas regras.

Em pronunciamento, Rita Serrano disse o seguinte, “Com as novas regras, a operação não se paga. Além disso, esse produto teve um cunho eleitoral, a Caixa foi o banco que mais ofertou crédito, com R$ 7,6 bilhões. É uma excrescência. Não posso ofertar crédito em um auxílio para uma pessoa se alimentar. Na minha opinião, isso tem de ser anulado”.

Presidente da Caixa, Rita Serrano
Presidente da Caixa, Rita Serrano

O empréstimo ainda está sendo concedido por outras instituições?

Sim. O empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil não foi cancelado no país. Na verdade, a Caixa Econômica que é o principal banco a oferecer o produto, é que deixou de concedê-lo.

Porém, como os beneficiários usavam dessa instituição como forma de solicitar o crédito, as chances de conseguir contratar o consignado caem consideravelmente.

Os interessados na nova modalidade, devem procurar outros bancos para tentar contratar o empréstimo.

São outras 11 instituições que foram habilitadas ao oferecimento do consignado do Auxílio Brasil, mas é necessário conferir diretamente nos sistemas desses bancos se eles já se adaptaram a liberação diante das novas regras de concessão.

Deixe um comentário