Os juros cartão de crédito estão entre as taxas mais altas referentes a serviços financeiros disponibilizados no Brasil. A taxa do rotativo é acionada, por exemplo, quando o cliente não paga o valor total da fatura e, para quitá-la, a instituição fornece uma espécie de empréstimo temporário.
Quando a gestão financeira não é feita com cautela, os juros cartão de crédito podem virar uma verdadeira bola de neve e levar os cidadãos a se endividarem.
Neste artigo você irá entender melhor como os juros cartão de crédito são calculados, como o crédito rotativo funciona e como fazer para pagar menos taxas.
Como os Juros Cartão de Crédito Funcionam?
Cartão de crédito aumenta o poder de compra e é sinônimo de facilidade no dia a dia, quando precisamos pagar determinadas compras ou serviços e não temos o valor à mão.
Por outro lado, esse método de pagamento está entre os principais fatores de endividamento no país. Isso porque os juros cartão de crédito são estratosféricos quando a fatura não é quitada integralmente.
Imagine que você, no mês de setembro, utilizou seu cartão de crédito e no mês seguinte a fatura fechou em R$3.550 reais. Se você não tiver o valor integral para pagar o débito, as instituições financeiras e operadoras de cartão de crédito permitem que o pagamento seja feito em um valor menor.
Quando isso acontece, o valor excedente é cobrado na fatura do mês subsequente, acrescido das taxas de juros cartão de crédito.
Ao fazer isso, dizemos que o titular está usando o crédito rotativo. Ou seja, é como se o banco oferecesse o valor que resta para quitar integralmente a fatura como uma forma de empréstimo – mas a altas taxas de juros.
Normalmente os bancos aceitam o pagamento mínimo de 15% referente ao valor total da fatura.
Taxa de Juros Cartão de Crédito Rotativo
Abaixo preparamos uma lista com as taxas de juros do crédito rotativo de todas as instituições financeiras do país. Confira e compare-as:
|
Quando o rotativo está em atraso, o valor pode ser ainda maior, como você pode conferir diretamente no site do Banco Central.
Como Não Pagar Juros Cartão de Crédito?
Para se livrar dessas taxas que podem comprometer a renda de um indivíduo ou até mesmo de uma família, não tem para onde fugir: o ideal é sempre manter a fatura do cartão de crédito em dia.
Em casos de emergência ou imprevistos, em que você não possa quitar integralmente, busque pagar o maior valor possível, para que o percentual de juros seja minimizado.
Isso ajuda a evitar o efeito bola de neve causado pelos juros cartão de crédito e garante a estabilidade da sua vida financeira.
Se você quer diminuir as taxas que paga, uma boa opção é aderir aos cartões digitais, que não cobram anuidade. Neste artigo explicamos mais detalhadamente como o cartão Nubank funciona.