Marketing Com ou Sem Emoção

Marketing Com ou Sem Emoção

  • Post category:Marketing

Todo mundo sabe o impacto de ser bem atendido, por uma pessoa atenciosa, sorridente e por aí vai, correto? Ótimo!

Mas, em marketing, as emoções podem ser manipuladas de uma forma ainda mais profunda se a gente quer ser lembrado pelo cliente de um modo positivo…

Vamos a um caso extremo… A Walt Disney Company está sempre produzindo filmes para as crianças. Desenhos apaixonantes que nos emocionam, que nos fazem sorrir e que nos fazem chorar… Imagina então essas reações multiplicadas em cérebros pequeninos como é o caso das crianças. Isso me faz concluir, sem muito esforço, que a Walt Disney tem um dos negócios mais sustentáveis do planeta, do ponto de vista do marketing. Ela está sempre preparando o seu cliente, desde quando ele ainda é muito jovem.

Aos poucos, suas ideias vão entrando nos cérebros da meninada e todo mundo se emociona ao lembrar de desenhos antigos e momentos magníficos dos contos-de-fadas. É ou não é verdade? Se você ainda não foi na Disneylândia, deve sentir alguma vontade, lá no fundo, de um dia ir para lá. E quanto aos desenhos? Vai dizer que você não se recorda de alguns deles com um sorriso no lábio? É realmente incrível como eles nos cativam ao longo de todo o processo.

PUBLICIDADE

Assista ao vídeo e entenda melhor como funciona:

Existem outros exemplos… Consegue se lembrar daquelas propagandas belíssimas de Natal da Coca-cola? Um urso branco, um trem, luzes vibrantes… Tudo para te emocionar e lembrar que aquele produto te remete sempre a ideia de lar, de família, de união… Acho isso genial!

Tem o caso das cervejarias, que insistem em retratar grupos de amigos em mesas de bar. Sempre com coisas engraçadas e muita descontração. Isso tudo entra em nossas cabeças e pode nos fazer lembrar ou nos despertar o desejo de consumo quando estamos com os amigos.

PUBLICIDADE

O que eu quero que você entenda é que as emoções aprimoram, aumentam as experiências, tornando-as mais positivas ou negativas.

Para se ter uma ideia, existem mega empresas multinacionais que tem implementado scanners de rosto de altíssima precisão com softwares de análise que trabalham de forma incessante… Sabe para quê? Para que analisem o seu rosto quando você sai da loja. Assim, eles verificam se conseguiram te fazer sorrir e se você saiu com aquela cara de satisfação. Se isso ocorrer, ótimo. As chances de você voltar são infinitamente maiores.

Deixe uma resposta