You are currently viewing MEI: Veja 8 dicas para abrir e manter uma microempresa
MEI

MEI: Veja 8 dicas para abrir e manter uma microempresa

Você está querendo abrir uma MEI ou acabou de abrir a empresa e ainda está um pouco perdido, sem saber por onde começar, você chegou no artigo certo.

Nosso objetivo aqui hoje é apresentar 8 dicas que podem fazer a diferença no dia a dia da sua empresa e no seu também, enquanto empreendedor. 

Teste o seu negócio antes de abrir a empresa

O produto ou serviço que você está oferecendo é mesmo bom? Existe público para ele, suficiente para viabilizar a sua empresa? A solução que você oferece é melhor que a sua concorrência a ponto de fazer os clientes deixarem de ser atendidos por eles, para comprar os seus produtos ou os seus serviços?

Uma das melhores formas de responder a estas perguntas é testando o negócio na prática. As maiores empresas do mundo fazem isso antes de lançar um novo produto em larga escala. Se você deseja trabalhar com venda de comida, por exemplo, ofereça seus produtos para algumas pessoas e peça uma opinião sincera. Receba as críticas com atenção e coloque em prática os feedbacks que receber para melhorar o seu produto ou serviço antes de disponibiliza-lo para o mercado.

PUBLICIDADE

Planejamento continua sendo a alma do negócio

Por mais clichê que possa parecer essa frase, que você certamente já ouviu centenas de vezes, saiba que ela é uma grande verdade.

Começar uma empresa um plano de negócios, que define, mesmo que de forma simples, onde você quer chegar, para qual público você vai trabalhar, quais as suas metas e que estratégias você vai implementar para chegar, é o primeiro passo para fazer as coisas darem certo.

Não subestime o tempo gasto em planejamento, especialmente antes de abrir a empresa. Lá na frente, quando as dificuldades vierem, você vai agradecer ter a mão um norte onde se apoiar e saber qual o melhor caminho para seguir.

Gestão do Tempo

Um negócio pequeno vai exigir muito de você, meu caro empreendedor. Quem está nessa caminhada há algum tempo sabe que o gestor, especialmente no início, precisa ter 10 olhos e vinte braços. 

PUBLICIDADE

Prospectar e atender clientes, dar conta dos pedidos, cuidar da parte financeira e ainda atualizar as redes sociais da empresa, sem falar na parte burocrática, tudo depende de você. 

Então, se o seu objetivo é mesmo abrir uma MEI, saiba que precisar investir tempo nessa empresa para que ela cresça e alcance os resultados que você espera. 

Otimize os seus esforços

Mas, atenção: da mesma forma que falamos que você precisa olhar para tudo, precisamos lembrar que você não precisa fazer as coisas da forma mais difícil.

Hoje em dia existem aplicativos diversos para facilitar o trabalho de microempreendedores como você, que precisam tocar uma empresa fazendo cada vez mais e melhor.

PUBLICIDADE

Ferramentas que facilitam o seu sistema de cobrança e emissão de boletos, aplicativos que programam as postagens da sua empresa no Instagram, sistemas automatizados de envio de email marketing de acordo com a página que o seu cliente deixou o seu site, por exemplo, são algumas das opções existentes onde a tecnologia pode trabalhar a seu favor. 

Quem não é visto não é lembrado

Se você quer crescer e expandir a sua empresa, você precisa investir tempo na divulgação dos seus produtos e serviços.

É preciso criar canais de comunicação com o seu público, para que eles conheçam os seus produtos e serviços e, especialmente, para que você se diferencie da concorrência na percepção de valor que os seus clientes terão sobre a sua empresa.

Isso significa postar periodicamente, interagir com o público nas redes, manter o seu site atualizado, apostar em publicidade paga, enfim, divulgar a sua marca para fazer a sua proposta chegar a um número cada vez maior de clientes.

PUBLICIDADE

Tenha o melhor atendimento do mundo

Uma coisa puxa a outra. Falamos em divulgar a empresa, com foco na atração de novos clientes, mas, tão importante quanto isso é manter os clientes já conquistados satisfeitos.

A possibilidade de você, enquanto dono, poder se relacionar diretamente com os seus clientes e encantá-los é uma excelente oportunidade que você possui ao alcance da sua mão. 

Em uma grande empresa, o cliente dificilmente tem acesso direto ao dono. Use essa oportunidade a seu favor na construção de relações sólidas e duradouras. Essa proximidade também pode ser uma grande aliada na hora de ter um feedback rápido sobre o que o mercado espera de um negócio como o seu e quais os pontos de melhoria que você precisa investir para alcançar os próximos degraus rumo ao sucesso.

Fique atento às questões legais e contábeis

Mesmo sendo MEI, com um modelo de tributação simplificado e com pouca burocracia, certifique-se de que as questões legais relativas à sua empresa estão sendo geridas corretamente, ou seja, se o endereço escolhido para a empresa pode receber o seu negócio, ou se existe alguma restrição legal, assim como se o CNAI que você deseja atuar está dentro das atividades permitidas para MEI, só para citar alguns exemplos.

PUBLICIDADE

Não misture as contas pessoais com as contas empresariais

E a última dica é valiosíssima e deve ser observada desde o primeiro dia: mantenha as contas da empresa separadas das suas contas pessoas. 

Hoje em dia há diversos bancos digitais com planos especiais sem cobrança de tarifas, para que você não cometa o equívoco de misturar as contas e, desta forma, não conseguir acompanhar o fluxo de caixa do seu negócio da forma devida. 

Assista o vídeo sobre MEI:

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta