O Ministério do Desenvolvimento Social realiza um exame meticuloso nos dados cadastrais dos beneficiários do Bolsa Família, visando maior precisão no programa de distribuição de renda. O governo intenta conceder o auxílio somente às famílias verdadeiramente necessitadas, removendo da folha de pagamentos aquelas que forneceram informações falsas. Com a revisão em curso, o benefício de mais de 3 milhões de famílias foi bloqueado, cancelado ou suspenso, suscitando questionamentos.
Notificações nos aplicativos
O MDS, para informar os beneficiários do Bolsa Família acerca do status do benefício, emite comunicados através dos aplicativos governamentais Caixa Tem, Bolsa Família e Cadastro Único. É crucial que o responsável pela família monitorize constantemente as mensagens recebidas por esses meios para prevenir cancelamentos.
Advertência de condicionalidades no Bolsa Família
Uma mensagem recebida refere-se a uma advertência sobre condicionalidades relativas à saúde e educação. A mensagem, ao ser traduzida, informa sobre a falta de assiduidade escolar permitida e alerta para a possibilidade de suspensão do benefício. Para retomar o pagamento, o beneficiário deve comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único ou ao CRAS mais próximo e fornecer justificativas para as ausências.
Desligamento voluntário
Outra comunicação trata do desligamento voluntário do programa. A ferramenta recém-criada permite que beneficiários que não atendem aos requisitos possam deixar o programa voluntariamente. A mensagem busca informar sobre a opção de saída voluntária para aqueles que estão recebendo o benefício indevidamente, proporcionando uma saída sem consequências adversas.
Averiguação cadastral unipessoal
Adicionalmente, há mensagens referentes à averiguação cadastral unipessoal, indicando que o benefício foi bloqueado e que o beneficiário deve esclarecer informações cadastrais. Se o beneficiário não comparecer para atualizar os dados, o benefício será definitivamente cancelado. Há a possibilidade de uma visita domiciliar por um agente do CRAS para verificar a veracidade das informações fornecidas.
Novos aprovados
Finalmente, existem mensagens relacionadas à inclusão de novos beneficiários. Após um período de bloqueios e cancelamentos, o Bolsa Família está integrando novos beneficiários. Com a ampliação do limite de renda, mais famílias foram qualificadas e, portanto, inclusas no programa. Quem está na fila de espera deve permanecer alerta, pois novas vagas serão disponibilizadas em breve.
Calendário de pagamentos para outubro
Os pagamentos do Bolsa Família estão sendo efetuados seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo, portanto, em outubro não teremos antecipações. Os municípios que se encontram em estado de calamidade terão o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias no dia 18, independente da numeração do NIS.
Para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira, podem ser antecipados para o sábado anterior, sendo assim:
- NIS de final 1, pagamento dia 18 de outubro.
- NIS de final 2, pagamento dia 19 de outubro.
- NIS de final 3, pagamento dia 20 de outubro.
- NIS de final 4, pagamento dia 23, podendo ser antecipado para o dia 21 de outubro.
- NIS de final 5, pagamento dia 24 de outubro.
- NIS de final 6, pagamento dia 25 de outubro.
- NIS de final 7, pagamento dia 26 de outubro.
- NIS de final 8, pagamento dia 27 de outubro.
- NIS de final 9, pagamento dia 30, podendo ser antecipado para o dia 28 de outubro.
- NIS de final 0, pagamento dia 31 de outubro.
Os valores são depositados no Caixa Tem. Sendo assim, é possível realizar Pix e transferências pelo próprio aplicativo e também é possível realizar o saque na agência ou em uma lotérica correspondente.