Saiba o que fazer para facilitar a gestão do seu Negócio Digital em 5 passos

Com a popularização da internet, cada vez mais as pessoas estão empreendendo de forma virtual.

Os negócios digitais são realizados tanto como fonte de renda primária, quanto para renda extra. As redes sociais surgem como ferramentas poderosas e de menor preço para conseguir um maior alcance de clientes.

Seja para qual for a origem do seu produto ou nicho de mercado, a gestão de um negócio digital deve ser constante, pois a captação de novos clientes e a quantidade de pessoas que conhecem o seu produto precisa crescer de forma exponencial.

Com a dispersão do Marketing Digital os negócios estão a cada dia mais concorridos, e “inventar a lâmpada” não é mais o suficiente. Pelo contrário, além de ter uma boa ideia e uma considerável carteira de clientes, é fundamental uma gestão bem feita para o seu negócio.



A manutenção de um negócio digital está diretamente associada ao seu sucesso de vendas e fidelização de clientes. Mas muitas vezes fica a dúvida:

Como facilitar a gestão de um negócio digital?

  • Primeiro passo: Conheça bem o seu mercado

Seja vendendo brigadeiros ou um infoproduto, é impossível fazer uma gestão de sucesso sem identificar e conhecer bem o mercado de atuação.

Caso você busque vender um curso sobre trader, por exemplo, é fundamental compreender como esse nicho de mercado está sendo incorporado, e qual a projeção de crescimento desse negócio.

Para facilitar esse processo, uma pesquisa de mercado é o ideal.



Uma ferramenta que fornece soluções bem legais para extrair diversas informações como uma vantagem competitivas é o SimilarWeb, que possibilita acesso a dados analíticos de um site, como contingência de acessos, quais locais geram mais cliques pra esse site, qual o tipo de cliente que acessa esse conteúdo, busca orgânica, busca paga etc.

Para isso, basta inserir a URL do site que você deseja descobrir mais informações.

  • Segundo passo: Faça parcerias estratégicas

Aumentar a visibilidade de mercado, seja ele virtual ou não é uma estratégia de gestão de negócios muito importante.

Realizar parcerias, no nicho digital, é muito atrativo para diversificar a sua carteira de clientes e estimular vendas. Contudo, não é qualquer parceria que irá trazer bons resultados, por isso, a gestão do negócio precisa focar em parcerias estratégicas. Por isso, encontrar canais de comunicação e blogs que são similares ao seu produto é o ideal.

Uma ideia é procurar canais ou redes sociais parecidas como o seu nicho de mercados e oferecer produtos ou divisão de lucros para aumentar os seus clientes, o que é uma verdadeira mina de ouro.

  • Terceiro passo: Faça uma análise da concorrência

Para o mundo dos negócios, conhecer e analisar os seus concorrentes é extremamente importante.



Pois preço, qualidade e formas inovadoras de disponibilizar um produto ou serviço, destacam-se em um cenário competitivo, como é o caso dos negócios digitais.

Para isso, primeiramente o gestor precisa conhecer as principais características dos produtos que comercializa, seu porte, os principais locais de venda e a capacidade de vendas.

Somente após isso, deve ser realizada uma comparação com negócios que possuem características idênticas ou semelhantes.

Existem uma série de aspectos que devem ser examinados na concorrência, como o entendimento dos seus objetivos estratégicos, planos de venda, inovação dos produtos e metas futuras.

Avaliar as estratégias atuais de um concorrente e a sua forma de competir, é uma forma poderosa de facilitar a gestão de um negócio virtual.



Outro ponto é dar enfoque nas principais capacidades dos concorrentes, verificando quais são os seus pontos negativos e positivos, em vários âmbitos do seu negócio.

Traçando uma visão realista desses pontos, será possível determinar qual a capacidade que eles detêm para iniciar ou reagir a um movimento estratégico.

Essa análise precisa englobar as principais áreas do negócio, como capacidade financeira, estrutura de custo, capacidade produtiva, canais de distribuição, marketing e vendas, operações, capacidade de gestão e portifólio, por exemplo.

Ao analisar a concorrência, o empreendedor digital, sem dúvidas, irá se sobressair no mercado, e irá adquirir conhecimento para servirem de alicerce no crescimento da visibilidade do negócio e do seu produto.

  • Quarto passo: Acrescente valor ao seu produto

Com o fácil acesso a informações, os consumidores nunca foram tão exigentes.



A administração estratégia possui um termo chamado Backvalue, que basicamente é fomentar ao cliente as vantagens e facilidades que o seu produto irá trazer, oferecendo qualidade, e não o menor preço.

Aumentar o valor percebido de um produto e consequentemente sua margem, é uma estratégia fantástica para negócios digitais, e é uma forma de alavancar o seu negócio.

Basicamente, não existe um produto “caro” ou um produto “barato” o que realmente ocorre é a percepção de valores para o cliente.

O atendimento e o detalhamento de um produto são opções para conseguir esse objetivo.

Gerar valor é a chave para qualquer gestão de sucesso, para isso, é necessário criar uma percepção de valor em cima do produto.

Algo que não é fácil, mas pode facilitar de forma assertiva, a gestão de um negócio.



Uma forma de fazer isso, é através de iscas digitais, que podem ser feitas com o um mapa mental ou e-book.

A partir disso, é possível dar uma “amostra grátis” do que realmente será o seu produto, e é uma forma de atrair o cliente e agregar valor, aumentando a sua receita e projeção de vendas.

  • Quinto passo: Saiba como escalar o seu negócio

Como já mencionado, a gestão de um negócio virtual é ainda mais trabalhosa do que um negócio físico, para melhorar esse processo, é fundamental utilizar métodos e processos para escalar o seu negócio.

Para isso, é importante aderir um crescimento sustentável e fazer uma projeção de receitas, pois através desse tipo de gestão, é possível observar a curva de crescimento do seu mercado. Escalar um negócio é a maneira mais eficiente para a construção de um negócio sólido.

Para realizar essa escala, é preciso traçar um paralelo entre os erros e acertos do negócio, para o escalar de forma gradual.

Mas como escalar um negócio na internet?

Primeiramente, é preciso compreender que os dados e números de um negócio digital são os pilares de sua sustentação no mercado, esses números são chamados de métricas.

Saber quantos acessos você teve em sua plataforma ou site.

É preciso compreender, basicamente, quantos Leads são necessários para realizar uma venda.



Uma das reclamações mais recorrentes dos empreendedores digitais é que “o cliente está muito caro”.

Contudo, para diminuir esse valor, é preciso traçar estratégias de mercado e criar métricas sólidas.

Basicamente, para escalar o seu negócio você precisa ter os números do seu negócio em mãos, mesmo que você tenha toda uma equipe por trás do seu negócio, é fundamental que o gestor tenha pleno controle sobre esses dados.

Compreender o retorno financeiro de uma venda, é fundamental para ter estabilidade de mercado. Uma vez que o empreendedor tenha segurança nesses números, o crescimento das vendas será considerável, pois ele saberá exatamente o momento de investir.