O Presidente Bolsonaro anunciou, na semana passada (dia 13.05), que as inscrições no novo Cadastro Único serão feitas através de aplicativo e não mais pelas Prefeituras.
Na ocasião, ele disse o seguinte:
“Está quase pronto também a questão do novo Bolsa Família. E mais ainda, brevemente a inclusão no Bolsa Família não será mais procurando prefeituras pelo Brasil. Será feito através de um aplicativo”.
O assunto acabou gerando muita repercussão, tanto dentro quanto fora do governo.
O tema foi pauta de uma Audiência Pública realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
Novo Cadastro Único, o que vai mudar?
Angélica Amélia Soares Faddoul, que é diretora do departamento do Cadastro Único do Ministério da Cidadania foi convidada para participar da audiência, explicando os planos do governo em relação ao novo cadastro único.
Ela falou sobre o cadastro através de um aplicativo, explicando que isso não é uma novidade no Cadastro Único.
Outro ponto comentado por Angélica foi em relação ao novo cadastro, o que o Ministério da Cidadania está pensando nesse sentido.
Esse novo sistema de cadastro único ainda está em estudos no Ministério da Cidadania, mas, ao contrário da afirmação feita pelo presidente, os municípios e as prefeituras não serão excluídos do processo.
Outra preocupação dos parlamentares é que as mudanças no atual sistema de cadastro acabe provocando fraudes e a exclusão de cidadãos vulneráveis.
A Diretora do Cadastro Único do Ministério da Cidadania ainda destacou a importância do sistema.
Assista o vídeo completo sobre o novo cadastro único: