Já ouviu falar em Pag Tesouro? Pode não parecer, mas há uma chance grande de você escutar muito sobre ele num futuro próximo…
Desde a última sexta-feira (dia 14.05), o Pag Tesouro incorporou o Picpay na opção cartão de crédito, para o pagamento de taxas públicas, contribuições e outros serviços públicos.
Com isso, a partir de agora, usuários do Picpay passam a contar com mais uma funcionalidade: poderão pagar multas e taxas públicas federais usando a ferramenta.
O que é o Pag Tesouro?
O Pag Tesouro é a plataforma de pagamento digital do Tesouro Nacional. Ele funciona como uma opção à tradicional Guia de Recolhimento da União, a GRU. Ou seja, com o Pag Tesouro não há mais a necessidade de impressão do boleto para realizar os pagamentos. Esses recolhimentos poderão ser realizados por meio de uma transação totalmente digital.
Desta forma, com o Pag Tesouro o contribuinte pode realizar digitalmente os pagamentos devidos aos órgãos e entidades da administração Pública Federal, tais como: custas judiciais, emissão de passaporte, pagamento de aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, multas, enfim qualquer pagamento para qualquer órgão da administração federal que realize algum tipo de recolhimento.
Segundo o governo, a implantação do Pag Tesouro significa a “modernização da forma de interação entre o governo e o cidadão, apoiado na transformação digital, que possibilitará a redução de burocracia, maior eficiência dos serviços públicos, reduzindo o tempo de resposta do Estado para a sociedade. A transformação permitirá ao cidadão bancarizado e não bancarizado maior flexibilidade na hora de realizar pagamentos por taxas ou serviços públicos, fugindo do convencional boleto para formas mais atuais”.
Vale destacar que essa modalidade não é assim tão nova. O Pag Tesouro existe desde 2019, mas ainda estava sob a fase de testes. Agora, aos poucos, vem expandindo as possibilidades de uso.
Desde novembro do ano passado já é possível pagar contas por meio do Pag Tesouro usando o Pix, e, em março deste ano, entrou a modalidade de pagamento através do cartão de crédito, primeiro com a intermediação do Mercado Pago e agora, com a intermediação do Picpay, abrindo mais uma possibilidade de pagamento via cartão de crédito.
Isso significa que a GRU vai deixar de existir?
Não. A GRU continua existindo. Essas novas opções de pagamento através do Pag Tesouro, como o Pix e o cartão de crédito, seja através do Mercado Pago ou do Picpay são mais opções para os contribuintes.
Aqueles que preferirem pagar suas taxas públicas usando a boa e velha guia de recolhimento, poderão continuar fazendo dessa forma, sem nenhum custo.
A diferença é que os pagamentos realizados por meio do Pag Tesouro são processados instantaneamente, uma vez que todo o sistema é digital, ao invés da GRU Cobrança, cuja confirmação de pagamento pode ocorrer entre 2 e 3 dias.
Então, se você tem pressa e deseja agilidade, a proposta acaba revelando-se uma excelente opção, porque o Pag Tesouro funciona todos os 7 dias da semana, 24 horas por dia.
O pagamento pelo Pag Tesouro gera algum custo?
Se o pagamento for através do cartão de crédito, a empresa que está intermediando a transação pode cobrar uma taxa de serviço.
Se isso acontecer, o valor desta taxa será mostrado pelo Pag Tesouro, separado do valor principal, para que o contribuinte decida se deseja ou não continuar com a operação.
Será possível parcelar os pagamentos feitos ao Pag Tesouro com o cartão de crédito?
Sim. Assim como a cobrança de taxas pela prestação do serviço, as empresas intermediárias como o Picpay e o Mercado Pago poderão oferecer a possibilidade de parcelamento no cartão de crédito, cobrando do cliente os juros relativos a esse parcelamento.
Quais órgãos da Administração Pública já aderiram ao Pag Tesouro?
A expectativa é de que, daqui algum tempo, qualquer taxa que você precise pagar para um órgão público possa ser feita usando o Pag Tesouro, seja pagando por meio de Pix ou de cartão de crédito.
Imagine pagar multas de trânsito, multas eleitorais, multas ambientais, serviço militar, realizar inscrições para concursos públicos, fazer o registro de patentes, vender ingressos para parques públicos, enfim, as possibilidades são as mais diversas.
Dentre os órgãos que já aderiram ao Pag Tesouro até agora, podemos citar:
- Agência Nacional de Aviação Civil – Anac
- Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa
- Comando da Aeronáutica
- Comando do Exército
- Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG
- Fundo do Exército – FEx
- Fundo do Serviço Militar – FSM
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
- Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Inpi
- Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro
- Jardim Botânico do Rio de Janeiro
- Polícia Rodoviária Federal – PRF
- Secretaria de Aquicultura e Pesca – SAP/MAPA
- Tribunal Regional Eleitoral da Bahia – TRE-BA
Bastante promissor, né? Torcemos para que o PAG TESOURO cumpra a promessa de desburocratizar a vida do contribuinte.