Pagar MEI Atrasado é Possível? Veja o Passo a Passo

Pagar MEI Atrasado é Possível? Veja o Passo a Passo

  • Post category:MEI

Caso você tenha esquecido de quitar o DAS de sua empresa, pagar MEI atrasado não é necessariamente um problema. Desse modo, você pode consegue regularizar a situação financeira de sua empresa e quitar os débitos com a Receita Federal.

É claro que o ideal é sempre manter as guias sempre em dia, já que pode acabar se tornando uma bola de neve e você pode acabar perdendo o controle da situação financeira da empresa.

No entanto, algumas vezes é inevitável esquecermos de quitar algumas contas e, se esse for o caso, saber como pagar MEI atrasado é fundamental. Vale ressaltar que você mesmo pode emitir uma nova guia atualizada, já com as taxas de juros calculadas.

O problema é que muitas pessoas não sabem como emitir o boleto para pagar MEI atrasado com o valor atualizado. Por isso preparamos este compilado, ensinando o passo a passo. Além disso, neste artigo você irá conhecer as taxas de juros que são acrescidas do valor quando está em atraso.



É Possível Parcelar a Dívida?

Algo muito comum entre os microempreendedores individuais é deixar de pagar os impostos mensais, de modo que acumulam por esses a fio. Desse modo, acumula-se uma grande dívida e aquele imposto que, a princípio, era um pequeno valor mensal, torna-se uma grande bola de neve.

Se esse for o caso, a Receita Federal oferece uma possibilidade aos microempreendedores para que não precisem pagar a dívida acumulada de uma vez, que é o parcelamento do débito.

O parcelamento para que você possa pagar MEI atrasado pode ser dividido como ordinário e especial.

A principal diferença entre eles é o tempo que permanecem abertos. Na prática isso quer dizer que enquanto o parcelamento ordinário é disponibilizado por um período indeterminado, podendo ser solicitado a qualquer momento, o parcelamento especial permanece à disposição por noventa dias.

Outra diferença é em relação ao número de parcelas em que o débito pode ser pago. O parcelamento ordinário permite ao microempreendedor parcelar sua conta em até sessenta parcelas com valor mínimo de R$50 reais. Já o parcelamento especial permite parcelar o débito em até 120 parcelas, de modo que cada parcela não deve ser inferior a R$50 reais.



Qual a Taxa de Juros por Atraso?

Além de saber como pagar MEI atrasado, é importante considerar a taxa de juros que é aplicada às guias em atraso.

A primeira coisa a se saber, é que após o vencimento de uma guia, incidem dois tipos de acréscimos: juros e multa. A multa é de 0,33% ao dia sobre o valor do imposto devido. Ou seja, a cada dia que o imposto estiver em aberto, a dívida aumenta em 0,33% só de multa. Esse percentual, no entanto, é limitado a 20%. Desse modo, quando a dívida atingir 20% de multa, não será acrescido mais cobranças referente a este encargo.

Já os juros correm de acordo com a taxa Selic, que é um parâmetro utilizado pelo Governo nos títulos federais, como o DAS.

Vale ressaltar, ainda, que as taxas de atraso são cobradas automaticamente assim que uma guia em atraso é gerada, de modo que o empreendedor não precisa fazer cálculo nenhum.



Como Pagar MEI Atrasado?

Agora que você conhece os diferentes tipos de parcelamento e sabe quais são as taxas que incidem sobre o atraso da guia, é hora de saber como pagar MEI atrasado.

O fato é que existem duas formas de pagar MEI atrasado: pelo aplicativo MEI fácil e pelo site PGMEI.

O app é uma boa opção que os microempreendedores para que os microempreendedores possam gerir sua empresa e, caso seja necessário, gerar as guias em atraso.

Para isso, basta baixar o app em seu celular por meio das lojas de aplicativo App store e PlayStore. Ao finalizar o download, você deverá tocar na opção Tenho MEI, e informar seu CNPJ e credenciais.

Na seção DAS, você conseguirá ver quais guias estão em aberto e poderá gerar os impostos com o valor atualizado em poucos instantes.

Se sua empresa estiver com um orçamento comprometido, pode ser uma saída optar por empréstimo pelo CNPJ. Neste artigo demos algumas dicas para quem deseja solicitar empréstimo para MEI.



Deixe uma resposta