Pix 2021: confira as novidades para este ano

Pix 2021: confira as novidades para este ano

A versão Pix 2021 traz mais novidades aos usuários. Além da isenção de taxas para fazer transferências e compensação imediata – até mesmo para outros bancos – o programa passará a oferecer funcionalidades ainda mais avançadas, como explicaremos nos tópicos abaixo.

Em 2020 o Pix se tornou um dos principais assuntos alheios à pandemia e em 2021 vem se firmando como uma ferramenta extremamente útil, principalmente por envolver assuntos financeiros, cujo serviço é gratuito, rápido e eficiente.

Até há alguns meses, para fazer uma transferência bancária para contas de outros bancos, era necessário aguardar alguns minutos. Fora do horário comercial, deveria aguardar até o próximo horário útil. Além disso, há também a cobrança de transação.

Em contrapartida, com a criação do Pix, os procedimentos de transferência puderam ser imediatos e totalmente gratuitos, independentemente da conta do emitente e do destinatário.

PUBLICIDADE

Já neste ano o Pix 2021 reserva novidades ainda mais modernas e eficientes. Confira:

 

Banco Central Anuncia Novas Funções no Pix 2021

Além da possibilidade de fazer transferências bancárias gratuitamente e em até dez segundos, o Banco central anunciou que neste ano o programa estará ainda mais avançado e oferecerá aos adeptos serviços ainda mais vantajosos.

João Manoel Pinho de Mello, um dos diretores do Banco Central, anunciou há alguns dias que o foco do Pix 2021 será atender às necessidades mais urgentes, tais como:

 

Saque

Um dos principais serviços previstos a integrar o rol de funcionalidades do Pix 2021 é o saque.

PUBLICIDADE

Com um sistema de pagamentos, será possível efetuar transferências pelo próprio Pix e a partir da transferência realizar os saques. O serviço poderá ser feito em caixas eletrônicos ou até mesmo em alguns estabelecimentos comerciais.

Quem optar pelo Caixa, o cidadão ainda terá a possibilidade de realizar pagamento de um valor superior e, a partir disso, sacar a diferença.

Ainda de acordo com o funcionário do BACEN, essa medida será especialmente vantajosa ao varejista, que poderá oferecer aos clientes, por meio do Pix 2021, mais opções de saque e ficar com menos dinheiro em espécie no comércio.

 

Conta Salário

Outra funcionalidade prevista para o Pix 2021 é a conta salário. Ou seja, por meio dessa ferramenta será possível sacar, transferir ou movimentar, de modo geral, a remuneração oriunda de conta salário sem ter que fazer DOC ou TED.

PUBLICIDADE

Essa função permite que o indivíduo economize recursos com transferências para outros bancos, além de proporcionar mais dinamicidade ao pagar contas por QR Code.

 

Pagamento Por Aproximação

Os cartões de crédito mais modernos já disponibilizam a função de pagamento por aproximação. Isso pode ser feito quando o pagamento é cobrado em máquinas compatíveis.

Desse modo, os cartões que contêm chip próprio podem realizar pagamentos sem ter que inserir, passar e sequer digitar senha, a depender do valor do pagamento.

Normalmente, quando o valor cobrado é mais alto, então, por motivos de segurança, exige-se a senha.

PUBLICIDADE

Acontece que o Pix 2021 também passará a oferecer essa modalidade de pagamento, utilizando o próprio celular ou máquinas de cartão de crédito.

O valor cobrado no sistema “contactless” será debitado do Pix.

 

Devolução de Dinheiro em Caso de Fraude

Quando o banco ou a instituição financeira constatar fraude, o Pix 2021 efetuará a devolução dos recursos.

Essa função oferece mais segurança tanto aos clientes que pagam por suas compras ou serviços prestados, quanto aos comerciantes e prestadores de serviços.

PUBLICIDADE

 

Impacto do Pix nas Instituições Bancárias

Se o Pix 2021 é motivo de alegria para os usuários, que podem economizar com as taxas, os banqueiros não estão muito satisfeitos, já que a receita das instituições tende a ser negativamente impactada.

Milton Maluhy Filho, novo presidente do Itaú Unibanco, apontou que o sistema Pix deverá prejudicar o faturamento do banco neste ano.

Para compensar a queda no lucro, o banco deverá aumentar a taxa de suas tarifas em 2,5% a 6,5% em 2021.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta