Veja Como Consultar Processo Administrativo do INSS

Veja Como Consultar Processo Administrativo do INSS

Embora nem todos saibam, após uma pessoa entrar com processo administrativo do INSS, é possível acompanhar seu andamento pela internet, sem burocracia, de forma rápida e fácil!

A seguridade social é um direito de todos os brasileiros que contribuíram durante a vida laboral. Dessa forma, é possível se aposentar e utilizar diversos benefícios, quando necessário.

Os processos administrativos movidos contra o INSS são uma prática ainda muito comum e devida a essa demanda, observa-se um esforço em informatizar os sistemas jurídicos a fim de oferecer mais autonomia e agilidade aos cidadãos.

Acontece que muitos segurados ainda não sabem exatamente como se valer desse recurso e, pensando nisso, nos tópicos abaixo iremos ensinar como consultar processo administrativo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

PUBLICIDADE

 

O Que é Processo Administrativo do INSS?

Quando falamos em processo administrativo do INSS, é preciso considerar que existe, também, o processo judicial. Como o nome sugere, o processo judicial corre em vias jurídicas, enquanto o processo administrativo do INSS corre dentro do próprio órgão.

O processo administrativo é um instrumento que o segurado tem à disposição e que pode ser acionado quando ele se sente lesado. Por exemplo, quando um segurado sofre um acidente, dá entra no auxílio acidente, passa pela perícia e, ainda assim, tem o benefício indeferido, pode recorrer a um processo administrativo do INSS.

Se mesmo após recorrer a essa instância o processo for indeferido, então o cidadão poderá recorrer à Justiça, de fato, e então o processo irá correr nos tribunais responsáveis.

De acordo com informações divulgadas pela editora Lex Magister, especialista em direito, tem-se que:

PUBLICIDADE

“Basicamente, há dois tipos de processo envolvendo o segurado e o INSS. Nos processos de outorga, o segurado, com base no seu direito de petição, requer um benefício ou um serviço ao INSS, que é concedido ou negado; e nos processos punitivos, o INSS tem o poder de rever o ato de concessão do benefício previdenciário quando irregular. Como ensina Kemmerich, pouco importa se quem toma a iniciativa do processo é o administrado ou a Administração, o que interessa é que o resultado buscado dependa de uma decisão administrativa.

Assim, essa relação jurídica travada entre segurado e autarquia é rica em detalhes e, para tornar o assunto ainda mais interessante, temos a relação jurídica processual, que convive pari passu com a relação jurídica previdenciária. Por isso, neste capítulo, dedicar-nos-emos ao estudo do processo administrativo.”

 

Como Consultar Processo Administrativo do INSS?

Se você se sentiu lesado de alguma maneira pela Previdência Social e decidiu entrar com um processo administrativo do INSS, e quer acompanhar o andamento, pode recorrer à plataforma “Meu INSS” que o site disponibilizado para que o segurado tenha acesso a uma série de serviços.

Para efetuar a consulta, basta acessar o site da previdência social e informar o número do processo ou o seu CPF. A partir desses dados, o sistema irá filtrar as buscas e você terá acesso ao andamento do processo administrativo do INSS.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que a consulta do processo administrativo do INSS é totalmente gratuita e disponibilizada a todos os segurados. Sendo assim, se você se deparar com qualquer tipo de cobrança para efetuar a busca, desconfie e denuncie à ouvidora do Instituto Nacional do Seguro Social.

Quem preferir também poderá acompanhar o andamento do processo do INSS por telefone, entrando em contato no número 135 da Previdência Social. Não se esqueça de estar com os documentos em mãos, já que para efetuar a consulta será necessário informar tais dados. Além disso, estar com o número do processo no momento do atendimento ajudará o atendente a acelerar a consulta por via telefônica.

Neste post ensinamos como fazer a consulta processual trabalhista.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta