Receita Federal Agendamento: Como Fazer Online? Passo a Passo

Receita Federal Agendamento: Como Fazer Online? Passo a Passo

Receita Federal agendamento se tornou obrigatório para pessoas físicas e jurídicas que desejam atendimento presencial. Embora essa decisão tenha sido efetivada antes da crise instaurada neste ano, ela veio a calhar e aumentar a segurança dos trabalhadores e da população atendida pela RFB.

Acontece que muitas pessoas ainda não sabem exatamente como efetuar Receita Federal agendamento. Pensando nisso, neste artigo trouxemos o passo a passo, com informações detalhadas, ensinando-o como agendar um atendimento presencial na Receita. Confira.

 

Receita Federal Agendamento: Passo a Passo

  • O primeiro passo para Receita Federal agendamento é acessar o site oficial da instituição. Clique neste link para ser redirecionado à página;
  • Clique nas três linhas azuis, à esquerda da página inicial, que é o menu principal do site, como indicado abaixo:

receita federal agendamento

  • Em seguida, clique em Canais de atendimento, como ilustrado na imagem a seguir:

PUBLICIDADE
  • Então clique em Atendimento presencial > Agendamento;
  • Na página seguinte, role até embaixo e clique em Agendar atendimento:

  • Você será redirecionado a uma nova página. Leia as orientações geral e clique em Li e concordo e, em seguida, em Avançar;
  • Para finalizar o processo, informe o CPF ou CNPJ do contribuinte; o CPF ou CNPJ do representante, caso o atendimento seja feito por procurador e a data de nascimento do contribuinte. Então clique em avançar e escolha a melhor data, horário e posto de atendimento da Receita Federal para concluir o processo. Anote ou imprima sua senha de atendimento e esteja no local e no horário indicado.

Atenção: o não comparecimento culmina em cancelamento do atendimento e você deverá agendar um novo atendimento.

Caso o atendimento seja feito por representante, será necessário dispor de procuração. Neste artigo detalhamos sobre como protocolar procuração da Receita Federal.

PUBLICIDADE

 

Quais Documentos Apresentar no Atendimento?

Os documentos que devem ser apresentados na Receita Federal agendamento, são aqueles que serão necessários para o manejo da situação que você precisa resolver.

Por exemplo, caso você esteja com irregularidades ou pendências referentes ao seu Imposto de Renda de 2018, será necessário apresentar o recibo da declaração desse ano.

Além disso, é importante levar documento de identificação do contribuinte que está requerendo o atendimento.

Por fim, é necessário apresentar a procuração, em caso de atendimento via representante, e documento de identificação do outorgado.

PUBLICIDADE

De acordo com a Receita Federal, não serão aceitos como documentos de identidade certidão de casamento; certidão de nascimento; Cadastro de Pessoa Física – CPF; títulos eleitorais; carteiras de motorista que não tenha foto; carteiras de estudante; carteiras funcionais sem valor de identidade; documentos ilegíveis ou danificados.

 

Como Cancelar Agendamento?

Se você efetuou Receita Federal agendamento, mas viu que não poderá comparecer, é importante cancelar o agendamento.

Esse processo é recomendado pois, além de dinamizar os atendimentos dentro da Receita Federal, você permite que outras pessoas tenham acesso ao horário que você reservou e que não poderá comparecer, garantindo que outras pessoas sejam atendidas.

Para fins de cancelamento de agendamento da RFB, será necessário informar a senha de atendimento fornecida no momento do agendamento.

PUBLICIDADE

Confira o passo a passo para cancelar Receita Federal agendamento:

  1. Acessar o site oficial da Receita Federal;
  2. No menu “Acesso Rápido”, clique em Agendamento;
  3. Na página seguinte, clique em Cancelar Agendamento;
  4. Leia as orientações gerais, marque a opção Li e concordo, e então clique em Avançar;
  5. Na página de cancelamento, informe os dados solicitados: CPF ou CNPJ do contribuinte; CPF ou CNPJ do representante, caso o atendimento tenha sido agendado por procurador; Avance;
  6. Informe o estado e a unidade de atendimento escolhida para o atendimento durante o agendamento;
  7. Finalize clicando em Cancelar agendamento.

Vale ressaltar que o cancelamento de agendamento não pode ser reparado. Se você, por algum motivo, equivocou-se, não será possível reaver o agendamento, mas sim escolher um novo horário e efetuar Receita Federal agendamento.

Deixe uma resposta