A Restituição do Imposto de Renda 2022 será paga entre maio e setembro. Serão cinco lotes diferentes.
O prazo para a entrega da declaração de imposto de renda em 2022 para pessoas físicas vai até 30 de maio. Muitos já fizeram a entrega da declaração e são estimadas mais de 30 milhões de declarações até o fim do prazo.
Muitos estão de olho na restituição que vão receber, mas não sabem quando o contribuinte receberá o valor. Neste artigo vamos falar sobre o calendário de recebimento da restituição do imposto de renda 2022.
Divisão em lotes
Vamos entender primeiro o porquê de a Receita Federal fazer um calendário e dividir em períodos os pagamentos de restituição do imposto de renda 2022. Neste ano, serão cinco os lotes que vão começar a ser pagos após o período de entrega da declaração do Imposto de Renda, dia 30 de maio. A separação em lote é feita devido ao grande volume de declarações que são entregues, o que exige um grande esforço por parte dos funcionário da Receita para verificá-las.
Para facilitar o processo do pagamento da restituição do imposto de renda 2022, um calendário é estabelecido, estipulando uma data de pagamento através de lotes. O lote só é identificado pelo contribuinte após o processamento da declaração. Quanto mais rápido for o envio das declarações, mais rápido sairá o pagamento.
O primeiro lote se inicia no dia seguinte ao fim do prazo da entrega da declaração de imposto de renda, ou seja, no dia 31 de Maio de 2022. Já o segundo lote se inicia no mês seguinte, no dia 30 de Junho de 2022. O terceiro lote começa a ser pago no dia 29 de Julho, o quarto no dia 31 de Agosto e o último lote no dia 30 de Setembro de 2022.
O contribuinte só vai descobrir em qual lote se encontra após a entrega da declaração de Imposto de Renda. Antes disso não tem como estipular uma data para a restituição. Após a entrega será possível acompanhar através do site da Receita Federal se a declaração já foi processada e ali estará a informado em qual lote o pagamento será realizado. Sabendo o lote, é possível consultar no calendário oficial quando será paga a restituição.
Como fazer a consulta de qual é o seu lote da restituição do Imposto de renda 2022
Acessando o portal da receita federal será possível saber se a sua declaração já foi processada e em qual lote o pagamento será feito. Para acessar essas informações, o contribuinte terá que informar o CPF, selecionar o ano da declaração feita (se for a atual, indique 2022) e a data de nascimento.
Na próxima tela, o site informará o lote e a data em que será depositada a restituição o imposto de Renda.
Como é feito o pagamento da restituição?
O pagamento é feito por meio de depósito direto na conta bancária indicada quando foi feita a Declaração de Imposto de Renda. Os contribuintes adeptos ao PIX podem receber a restituição do Imposto de Renda 2022 por esse meio desde que a chave indicada seja o CPF. Se por acaso o depósito não for feito na conta indicada, o crédito ficará disponível pelo período de até um ano no Banco do Brasil, podendo o crédito ser reagendado através da agência ou entrando em contato com a Central de atendimento.
É possível saber quanto vou receber de restituição do Imposto de Renda 2022?
Sim, dá para saber o valor a ser restituído no momento em que forem preenchidas as informações da declaração. Caso o contribuinte tenha débitos com a Receita Federal, o valor será utilizado automaticamente para compensar a dívida. Neste caso, a Receita Federal irá comunicar por escrito ao contribuinte sobre o ocorrido.
Existem grupos prioritários para o recebimento da restituição?
Sim! O primeiro lote é reservado para as pessoas que têm prioridade legal, que são os idosos com idade acima de 60 anos de idade, os contribuintes com deficiência física ou mental ou portadores de alguma moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Fique atento às datas de recebimento da restituição do imposto de renda 2022.
Veja no vídeo abaixo tudo sobre a restituição do Imposto de Renda 2022.