RG Digital já está disponível em São Paulo

RG Digital já está disponível em São Paulo

  • Post category:Documentos

O RG Digital é um aplicativo que foi lançado em São Paulo em agosto de 2020, com o intuito de garantir aos cidadãos a oportunidade de utilizarem uma versão eletrônica do Registro Geral.

No dia a dia, isso significa mais comodidade, segurança e dinamicidade, já que os cidadãos podem lançar mão do app, em vez de saírem com o RG, evitando, assim, perder o documento, furtos ou por pura comodidade.

Lançado pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, o app pode ser baixado de forma gratuita no seu dispositivo e tem validade em todo o território nacional.

Ou seja, se você se deparar em alguma situação cujo RG seja solicitado, como cadastros, abordagens, inscrições ou qualquer outra situação, há validade legal para o RG Digital seja aceito e tenha o mesmo efeito do documento físico.

Nos tópicos abaixo você irá entender melhor como o RG digital funciona e como fazer para obtê-lo. Continue lendo e saiba mais.



Afinal, Como o RG Digital Funciona?

A Polícia Civil do Estado de São Paulo vem adotando uma série de medidas para informatizar seus serviços.

Desse modo, a partir desse conjunto de ações, a adesão ao RG Digital permite que os usuários possam, inclusive, solicitar a segunda via do documento sem sequer sair de casa.

Embora o aplicativo não substitua, de acordo com o órgão da Polícia Civil de São Paulo, a necessidade de emitir a versão física do documento, ele pode agilizar o procedimento.

É válido, ressaltar, contudo, que o aplicativo RG Digital está disponível para download nas lojas de aplicativo Play Store e App Store – ou seja, compatível com aparelhos Android e iOS.

Um fator interessante a ser levado em consideração, é que o app RG Digital também poderá ser utilizado como prova de vida, por meio da ferramenta de reconhecimento facial. Neste artigo explicamos melhor como funciona o processo de prova de vida.



Quais São os Requisitos Para Utilizar o RG Digital?

Todos os cidadãos cujo RG tenha sido emitido em São Paulo têm direito a utilizar a plataforma.

Contudo, os requisitos para o download dizem respeito à capacidade técnica do celular. Para tanto, exige-se que o cidadão tenha um celular cujo sistema operacional seja Android 5.0, iOS 10, ou as versões superiores de ambos S.O.

Ademais, como será necessário fotografar o documento, exige-se que o smartphone tenha câmera de, ao menos, 5 MegaPixels, bem como conexão à internet.

Mas atenção: o RG Digital só está disponível para os documentos que foram emitidos a partir de fevereiro de 2014, e que tenha QR Code impresso.



Como Utilizar o RG Digital?

Se você atende aos critérios que elencamos nos tópicos acima e deseja passar a utilizar o RG digital, então o primeiro passo é fazer o download do aplicativo em seu celular.

Após baixar o app, toque no ícone para abrir o programa, e então vá em “Adicionar RG”.

Na página seguinte, será requerido que você escaneie o QR Code do RG pela câmera do seu celular, conforme as orientações indicadas.

Atenção: Se o titular trocar de celular ou então desinstalar o RG digital e quiser utilizá-lo novamente, então deverá fazer o download e seguir os passos de verificação novamente.

De acordo com a Polícia Civil do estado de São Paulo, para garantir mais segurança e evitar fraudes ou até mesmo clonagem, apenas um celular poderá ter o RG do titular. Ou seja, o mesmo RG não pode ser utilizado em dois dispositivos diferentes.

Além de São Paulo, outras regiões também já estão aderindo ao programa RG Digital. Em 2021, a expectativa é que até março, todos os estados disponibilizem a ferramenta aos cidadãos, como prevê o Decreto nº 10.257, de 27 de fevereiro de 2020.



Deixe uma resposta