Startup-se: saia da zona de conforto!

Startup-se: saia da zona de conforto!

Um grão de poeira. Será que ele se considera importante? Provavelmente não, afinal, nem consciência ele tem. Quando um grão de poeira passa na frente do seu rosto, você nem o percebe. Isso é o que acontece com pessoas, coisas, objetos que não possuem muita importância, se tornam insignificantes. Eles chegam, se instalam e ninguém percebe. É como aquele inseto escondido atrás de seu armário. Ele ficou lá por anos, saindo durante a noite enquanto você dormia para buscar suprimentos e voltando para a sua zona de conforto escondida do mundo.

Tudo muda quando uma reação acontece que não dá para esconder. Uma explosão, por exemplo, é o resultado de forças imponentes, que não se acomodam em seus lugares e querem expandir o seu campo de atuação. O resultado disto são bolas de fogo que voam alto, espalham fumaça para longe e, de quebra, trazem iluminação num bom raio de distância.

Sim, estamos falando de startups. A questão aqui é: você quer ser um grão de poeira, um inseto escondido atrás do armário, ou, uma grande explosão barulhenta que acorda a todos que estiverem longe ou perto? Saia da zona de conforto, movimente-se. Há um mundo de possibilidades lá fora.

O QUE É SE POSICIONAR COMO UM GIGANTE?

Ser imponente é a regra. Não importa se você faz parte de uma startup que mal começou, tem poucos recursos e depois de alguns meses já percebeu que a estimativa de crescimento não é muito promissora. Essa realidade acontece com quase todas elas. Muitas acabam sucumbindo, preferindo fechar os negócios e partir pra outra, enquanto algumas decidem resistir, aguentar firme, no limiar, para no tempo certo receberem a suada recompensa. Não se acostume. Pense para frente. Não se conforme. Não se deixe seduzir pelos caprichos da zona de conforto

O que muitas não percebem é que quando elas estão no aperto e, mesmo assim, decidem continuar, resistindo a tantas dificuldades, elas já são, de fato, gigantes e corajosas por estarem em um ambiente hostil, disputado e que não disponibiliza muitas chances para quem erra.

Startups – viver no limite, sempre apertadas, com uma quantidade de trabalho acima do normal, pois não há pessoal suficiente para dar conta de tudo de forma tranquila. E quando isso acontece, elas decidem cortar tarefas, param de se preocupar com alguns setores. Já pensou numa startup que decide abdicar de setores como o marketing ou o financeiro? É como tirar uma das colunas que fazem qualquer empresa crescer.

Se portar como um gigante é não desistir de suas obrigações e saber que, se existe um papel a ser feito, ele deve ser cumprido, não importa as dificuldades. Se apenas uma pessoa cuida de muitos setores, não há porque desistir. Essas são sementes que se transformarão em frutos.

O SUCESSO TAMBÉM ESTÁ NOS OLHOS DOS OUTROS

E tudo isso pelo quê? Pelo sucesso observado pelas outras pessoas? Também. Afinal, o sucesso que é reconhecido em você também parte da percepção das pessoas que te analisam. Então, se você quer ter uma credibilidade e uma imagem séria e que traga lucros para a sua empresa, você deve investir em fazer um trabalho completo. Mesmo que isso sobrecarregue os membros dastartup. Isso durará apenas por um tempo, logo essa realidade será diferente.

O trabalho deve ser feito! O seu talento e a sua dedicação, assim como os da sua equipe, são essenciais na construção do sucesso.

SOCIALIZANDO

Socializar é elementar. Por isso, os seus canais de socialização na internet, por exemplo, devem estar sempre aptos a receber da melhor forma os visitantes. E isso inclui um design elegante, intuitivo e criativo no seu site. Além de conteúdo interessante sendo postado em suas páginas e uma interação bastante distinta com o cliente.

Participar de eventos e ter o seu nome aparecendo em veículos midiáticos relacionados à sua área de atuação também é muito bom. São coisas que trazem respeito e uma imagem totalmente oposta de um grão de areia que passa despercebido, que vive na sua pequena zona de conforto, ao lado de tantos outros grãos iguais a ele.

Lembre-se que nada acontecerá se você insistir em se esconder, se acovardar e não arriscar. Esse é o momento, arrisque!

O Instituto Montanari ACREDITA e INCENTIVA a SUA LUTA pelo SUCESSO, sempre!

Os artigos do Instituto Montanari estão em constante evolução. Aqui você também faz o conteúdo.

Você pode colaborar conosco, enviando sugestões e até os seus próprios textos. 

Ah, você também pode contar a sua história! Para tanto, converse conosco através do e-mail: 

contato@institutomontanari.com.br

Será um prazer imenso fazer contato contigo!

Obrigado!

Deixe uma resposta