Superar a crise – quais as principais estratégias para sua empresa?

A economia do país está passando por um momento delicado por conta do coronavírus e as empresas estão sendo afetadas drasticamente, pois por conta do isolamento social, a maioria das empresas está tendo queda de faturamento. Então, o que fazer para não quebrar e superar a crise?

Se prepare para o pior cenário



O primeiro passo é se preparar para algo pior, isso não é questão de negatividade e sim de segurança. Não dá para tratar o cenário de uma crise com otimismo, então é preciso sim começar a repensar o financeiro da sua empresa e o seu pessoal para conseguir superar a crise.

Compre do pequeno empresário

Não é o momento de comprar das grandes empresas, ajude as pequenas empresas, opte por comprar no mercadinho do seu bairro e da hamburgueria próxima a sua casa ao invés de comprar das grandes redes. As grandes redes têm um grande capital de giro para superar essa crise, diferente dos pequenos empresários, que assim como você, está com pouco capital e passando por grandes dificuldades nessa crise.

Se não está entrando dinheiro, pare de gastar!



A lógica é simples, se o faturamento despencou, os custos devem despencar também! Não dá para manter os custos sem ter entrada o suficiente de dinheiro. É preciso reduzir os custos drasticamente para conseguir superar a crise!

Alguns exemplos de custos que podem ser cortados para superar a crise:

Internet

Se seu comércio está fechado por conta do coronavírus, não há necessidade nenhuma de você continuar pagando internet para a sua empresa.



Manutenção de conta bancária

Para que ter um monte de contas bancárias se uma conta bancária já é mais que o suficiente para atender a sua empresa? Além disso, hoje em dia temos opções de contas bancárias digitais para pessoa jurídica que são isentas dessas taxas.

Aluguel de máquina de cartão

A maioria das empresas que fornecem as máquinas de cartão negociam esse aluguel e muitas vezes nem cobram. Aproveite e faça uma pesquisa para verificar qual dessas empresas está oferecendo as melhores condições para o seu negócio. Não se limite apenas na negociação do aluguel da máquina de cartão, renegocie as taxas!



Prolabore

É preciso cortar gastos pessoais e reduzir o padrão de vida para superar a crise. Faça uma análise dos custos pessoais e tente enxugar o máximo para conseguir reduzir seu prolabore.

Aluguel

Agora é a hora de renegociar o seu aluguel. Está tudo desvalorizando por conta da crise, por isso é bem provável que você consiga um desconto satisfatório no seu aluguel nesse momento.

 Água e Energia Elétrica

Dependendo da atividade principal da sua empresa é possível readaptá-la para o modelo digital, nesse caso, cada funcionário poderá trabalhar em home office, economizando na conta de água e de energia elétrica da sua empresa.



Telefone

Muitas empresas mantêm vários celulares e telefones fixos com planos de ligações. Não há necessidade de possuir celulares com ligações ilimitadas e telefones fixos com plano de ligações. Reduza esses custos! Caso você não queira perder as linhas que possui, reduza o plano do telefone fixo apenas para receber ligações, passe alguns celulares para pré-pago e mantenha apenas o plano necessário.

 Benefícios

Em caso de crise financeira, é preciso rever os benefícios dados aos colaboradores e caso seja necessário é preciso cortá-los. É uma medida que provavelmente irá gerar insatisfação, mas se os gestores forem transparentes com os funcionários é possível que haja compreensão para superar a crise.



Passagens

Se sua empresa puder se adaptar ao home office, excelente! Corte custos com passagens, gasolina e meios de transporte em geral.

Alimentação

Seus colaboradores podem levar a própria marmita! As empresas não são obrigadas a oferecer alimentação para os funcionários.

Adicionais de insalubridade e periculosidade



Se sua empresa possui esse tipo de despesa e aderiu ao home office nessa crise, reveja esses gastos.

Se mostre presente para superar a crise

Para conseguir superar a crise, salvar o mês e manter o ponto de equilíbrio do seu negócio, mostre que você está presente para seus clientes! Ligue, entre em contato e seja solícito.

Ofereça novos produtos

Há quanto tempo você não oferece algo novo para um antigo cliente? Qual pode ser o seu diferencial nessa crise? Que tipo de produto com serviço agregado você pode oferecer para conseguir atender as necessidades dos seus clientes na situação atual? É hora de colocar a cabeça para pensar. Respondendo essas questões você terá grandes ideias!



Renegocie com seus fornecedores

Esse é o momento de renegociar, pedir mais prazo, reduzir gastos, pedir descontos! Renegocie tudo que conseguir, tanto na pessoa jurídica, como na pessoa física.

Se adapte ao Mercado Digital para superar a crise

Sim, o momento para se adaptar ao mercado digital é agora! Comece a realizar vendas através das mídias sociais da empresa, crie um WhatsApp Business, entre em contato com seus clientes e mostre que você não parou suas atividades. Além disso, faça um catálogo e um cartão virtual, para oferecer os seus produtos/serviços de maneira otimizada e organizada.



Invista em Marketing Digital

Invista no Marketing Digital, mas por favor, nesse cenário de crise, caso você opte por fazer campanhas pagas, escolha a mídia social que você tem CERTEZA de que dará retorno! Não é hora de perder dinheiro e sim de superar a crise!



Algumas opções são:

  • Vendas através de Marketplaces como B2W, Mercado Livre, Amazon…
  • Site
  • Google
  • Facebook
  • Instagram

Faça vendas por telefone

Sim, você pode e deve aderir às vendas por telefone. Faça isso em conjunto com o atendimento por WhatsApp.

Ofereça Delivery

Caso sua atividade principal seja comida, você pode cadastrar seu restaurante, lanchonete ou bar no Ifood, Rappi, Uber Eats, James, entre outros. Você também pode optar por contratar o seu próprio motoboy e oferecer todas essas opções.



Independente se você possui uma lanchonete, um mercado ou uma loja de sapatos, ofereça a opção de entrega em domicílio! Se a sua loja física não pode abrir e as pessoas não podem chegar até você, chegue até elas! Não deixe sua empresa parar, faça o possível e o impossível para superar a crise!



Ofereça peça e retire

Além da entrega em domicílio você pode oferecer a opção de peça e retire. O pedido por ser realizado via telefone, site, WhatsApp, Instagram, Facebook, ou qualquer outro meio de atendimento de sua preferência, o ideal é que você sempre esteja presente nas mídias que os seus clientes estão!



Para salvar seu negócio nessa crise do coronavírus é preciso se adaptar ao cenário atual. Empresas que param no tempo são absorvidas pelo mercado e em caso de crise financeira, elas são absorvidas muito mais rápido. Então, não perca mais tempo, tome atitudes inteligentes e não deixe o seu negócio parar. A crise está aí para todo mundo, você quer ficar do lado que só reclama e não faz nada ou quer ficar do lado de quem conseguiu superar a crise com excelência e muito trabalho?



1 comentário em “Superar a crise – quais as principais estratégias para sua empresa?”

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