Tabela IPVA 2021 AP

Tabela IPVA 2021 AP

A tabela IPVA 2021 AP foi disponibilizada pela Secretaria da Fazenda do Amapá em dezembro de 2020 para que os proprietários de veículos possam ficar em dia com o fisco. Por meio da tabela é possível conferir o calendário de pagamento e as alíquotas.

Assim como na maioria dos estados brasileiros, o Governo do Amapá garante a possibilidade de parcelar o tributo, ou oferece desconto para quem pagar em cota única antecipadamente.

O estado do Amapá está entre os que oferecem melhores condições de pagamento da tabela IPVA 2021 AP, isso porque se você optar por pagar em cota única, tem direito a 20% de desconto.

Por outro lado, se optar pelo parcelamento, então poderá quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor em até seis cotas.

Acontece que muitos condutores ainda têm dúvidas a respeito das condições de pagamento, quais os prazos e como fazer para pagar, já que a guia de pagamento do IPVA não é mais enviada pelos Correios.

Pensando nisso, reunimos nos tópicos abaixo as principais informações a respeito desse tributo. Continue lendo e tire suas dúvidas:



Como o IPVA é Calculado?

O IPVA é um imposto estadual, ou seja, segue as políticas tributárias do estado do Amapá, e não do Governo Federal.

Na prática, é a Secretaria da Fazenda do Amapá que determina as alíquotas, prazos e condições de pagamento.

O cálculo é feito com base no valor do veículo, que, por sua vez, é determinado pela tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas). Já em relação aos automóveis novos, adota-se como base de cálculo o valor da nota fiscal.

Sobre o valor do veículo, incide-se a alíquota vigente. Essas alíquotas são definidas com base no tipo de veículo e no ano de fabricação. Quanto mais antigo for o veículo, menor será seu valor venal e, portanto, será proporcionalmente menor o valor do IPVA.



Alíquotas do IPVA 2021 AP

Confira as alíquotas praticadas na tabela IPVA 2021 AP:

1,5% sobre o valor venal: Válido para ônibus, micro-ônibus, motocicletas, ciclomotores, motonetas, quadriciclos e triciclos;

3% sobre o valor venal: Válido para automóveis, caminhonetes embarcações recreativas, esportivas, incluindo jet-ski e aeronaves não comerciais.

Tabela IPVA 2021 AP

Agora que você sabe quais são as alíquotas, é importante verificar o calendário da tabela IPVA 2021 AP, já que ao cumprir os prazos, os condutores têm direito a desconto sobre o valor do tributo.

O primeiro dia de pagamento para quem irá pagar em cota única ou a primeira parcela é 15 de junho. Já o prazo para quitar a sexta parcela – para quem optar por parcelar em seis cotas – será 16 de agosto.

Confira o calendário de pagamentos da tabela IPVA 2021 AP na íntegra:

  • Cota única com 20% de desconto ou 1ª cota: 15 de março;
  • 2ª cota: 15 de abril;
  • 3ª cota: 17 de maio;
  • 4ª cota: 15 de junho;
  • 5ª cota: 15 de julho;
  • 6ª cota: 16 de agosto;
  • Início da fiscalização: 1º de setembro.

Vale lembrar que o licenciamento anual do veículo só poderá ser feito se o IPVA estiver devidamente quitado. A não emissão do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo) torna o veículo passível de multa e apreensão.

Hoje em dia é possível utilizar a versão digital do CRLV, como explicamos neste post, garantindo mais comodidade no dia a dia dos condutores.



Como Pagar IPVA 2021 no Amapá?

Como nos demais estados brasileiros, o IPVA não está mais sendo enviado pelas vias físicas.

Desse modo, é necessário imprimir a guia pelo site da Secretaria da Fazenda. Confira como emitir o documento de cobrança:

  • Acesse o site do Detran AP, na seção de “Consulta de Veículos”, ou clique neste link para ser redirecionado;
  • Em seguida, informe o Renavam e a placa do veículo, e então clique em “Consultar”, como exemplificado na imagem abaixo:

tabela ipva 2021 ap

  • Na página seguinte você terá acesso ao documento de cobrança e poderá imprimir para pagar nos bancos credenciados.



Deixe uma resposta