CRLV Digital: É Válido? Como Obter?

CRLV Digital: É Válido? Como Obter?

  • Post category:CRLV

Ser parado em uma blitz sem os documentos do carro é multa na certa. No entanto, com o CRLV digital você não corre esse risco.

O CRLV digital é a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Há pouco tempo a versão digital passou a ser disponibilizada e os guardas de trânsitos, policiais e demais profissionais rodoviários serão obrigados a aceitá-lo como documento válido.

Essa é uma solução especialmente útil a quem deseja manter a segurança da versão física do documento, evitando perdas ou roubo. Desse modo, você pode carregar consigo, em seu celular, o CRLV digital e estar preparado para qualquer situação em que ele seja solicitado.

Além do valor da multa, que é de R$88,38, e os três pontos na carteira, o veículo fica apreendido até a apresentação do documento.

Acontece que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o CRLV digital, será que é realmente válido? Como faço para obter? Neste artigo iremos responder essas e outras dúvidas sobre o assunto. Continue lendo e saiba mais.



Como Funciona o CRLV Digital?

O CRLV digital é um aplicativo que une a tecnologia do Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados, que o órgão oficial de T.I. do Governo, e o Detran.

Andar com o documento do carro toda vez que for sair com o veículo é uma prática quase unânime, já que em casos de blitz ou abordagens, é necessária sua apresentação.

Acontece que esse hábito pode proporcionar alguns perigos, como, por exemplo, em caso de roubo do veículo, se o documento também for levado, a negociação do carro é bem mais fácil.

Além disso, se você for assaltado e ter seus documentos levados, isso implicaria no processo de solicitação de segunda via dos documentos e do documento do carro.

Ao utilizar o CRLV digital, as chances de ocorrerem problemas como esses são minimizadas, já que a versão eletrônica pode ser acessada do próprio celular do proprietário ou condutor do veículo.

Vale ressaltar que a não apresentação do CRLV em casos de blitz representa infração, passível de multa e pontos na carteira. Sendo assim, tendo o CRLV digital você evitaria uma situação como essa.



Como Obter o CRLV Digital?

A obtenção do CRLV digital se dá em forma de aplicativo e está disponível para aparelhos smartphones Android e iOS.

Para obtê-lo, siga as instruções abaixo:

  • Abra a sua loja de aplicativos – App Store, no iPhone; ou Play Store, em celulares Android;
  • Na lupa, busque por Carteira Digital de Trânsito;
  • Inicie o download e aguarde até que seja concluído. Em seguida, abra o programa e informe os dados solicitados sobre o veículo para que o CRLV digital esteja à disposição no seu celular.

Vale lembrar, ainda, que esse app pode ser acessado também off-line, ou seja, mesmo que você esteja sem internet, poderá visualizar o CRLV digital do veículo.



O CRLV Digital é Válido?

Outra dúvida muito comum a respeito da versão eletrônica do documento, é quanto à sua validade.

O fato é que a versão eletrônica não é apenas válida, como obrigatória. Em dezembro de 2019, o Contran – Conselho Nacional de Trânsito, divulgou por meio do Diário Oficial da União a deliberação a respeito da emissão do documento por vias eletrônicas.

Desse modo, os proprietários de veículos não receberão mais a versão física do documento. No entanto, ainda assim será possível imprimir, caso você deseje armazenar o CRLV em papel. Isso poderá ser feito por meio do QRCode, que será gerado diretamente pelo Denatran.

A partir disso, será possível verificar o código de segurança impresso no documento, mesmo que o proprietário não detenha a versão eletrônica do Documento de Registro e Licenciamento do Veículo.

Se você ainda tem dúvidas a respeito do CRLV digital, no site do Detran SP é possível obter informações mais detalhadas a respeito.



Deixe uma resposta