No dia 18 de março, o governo federal publicou uma nova medida provisória que aumenta a margem do crédito consignado de 35% para 40% para os segurados do INSS e também autoriza os beneficiários do auxílio brasil e do BPC a fazerem empréstimos consignados.
O empréstimo consignado, ou crédito consignado, é um tipo de empréstimo, onde o pagamento mensal da prestação é feito através do desconto em folha.
Ou seja, quem faz um empréstimo consignado não precisa ir lá todo mês pra pagar a parcela. Essa prestação já é descontada automaticamente do dinheiro que você recebe por mês.
No caso do empréstimo consignado para os beneficiários do BPC, por exemplo, esse empréstimo será pago descontado diretamente do valor do benefício mensal.
Assim, todos os meses, o INSS repassa parte do seu benefício para você e parte para o banco em que você contratou o empréstimo.
Portanto, dessa forma o banco tem certeza que a pessoa vai pagar aquele dinheiro, já que é o próprio INSS quem faz o repasse do pagamento, sem nenhum atraso.
E por esse motivo também, o banco consegue oferecer o empréstimo com taxas de juros muito mais baixas que as taxas praticadas pelo mercado em outras modalidades de empréstimos.
E da mesma forma vai acontecer com os beneficiários do auxílio brasil quando a modalidade estiver disponível para esse público. Ou seja, o beneficiário vai fazer o crédito consignado e para pagar o empréstimo, as parcelas serão descontadas automaticamente do benefício mensal, que hoje gira em torno de 400 reais.
A Caixa Econômica Federal ainda está aguardando o Ministério da Cidadania definir como funcionará esse empréstimo para Auxílio Brasil, quais serão as regras, os valores, etc.
Se você contratou um empréstimo consignado ou está pretendendo solicitar um, deve ficar atento às seguintes recomendações:
1 – Não faça qualquer pagamento adiantado para obter o empréstimo. Se solicitarem a você algum depósito adiantado, desconfie, pois provavelmente será um banco não autorizado pelo banco central a fazer esse tipo de empréstimo.
2 – Pesquise e compare as taxas de juros e condições oferecidas por outros bancos.
Não deixem de comparar as taxas. Mas claro, desconfie também de ofertas muito abaixo do mercado ou que não façam as exigências comuns em outros bancos;
3 – Verifique se o banco está autorizado a funcionar pelo Banco Central e se tem convênio com sua fonte pagadora. É necessário um convênio entre a fonte pagadora e o banco em que você deseja obter o empréstimo.
Por exemplo, no caso dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, verifique se a instituição está conveniada com o INSS;
4 – Nunca assine um contrato ou uma proposta de contrato em branco. Todos os termos e valores precisam estar bem claros e explícitos no contrato.
5 – Não aceite a intermediação de pessoas com promessas de acelerar o crédito. Quando você contrata um crédito consignado, é preciso aguardar o prazo do banco ou da instituição financeira. Não tem essa de você ser passado na frente para receber mais rápido.
6 – Não forneça o cartão magnético ou senha do banco a terceiros. Isso serve para qualquer situação. O cartão está no seu nome para apenas você poder utilizá-lo, assim como sua senha.
7 – O empréstimo consignado é como o próprio nome já diz um empréstimo. Ou seja, você precisa devolver o valor recebido, com os juros acrescidos. Então, lembrem-se que esse tipo de operação representa dívidas que poderão afetar sua renda pessoal e familiar futura, em razão do desconto mensal do salário ou do benefício com o pagamento do empréstimo;
8- Caso queira fazer a transferência do contrato para outro banco, leia atentamente as informações sobre portabilidade de crédito no site do banco central, vou deixar o link na descrição deste vídeo.
9 – O INSS não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários. Não devem ser passados, em nenhuma hipótese, dados como senhas e dados bancários.
10 – Se algum dinheiro não esperado aparecer em sua conta, veja a origem e entre em contato imediatamente com a instituição para devolver o valor recebido.
Se você já fez as contas e deseja contratar um empréstimo consignado, fique atento a essa dica.
A Hipercred é uma correspondente do banco Safra e de outros bancos, regulada pelo banco Central, onde você pode fazer o seu empréstimo consignado sem burocracia.
A HIPERCRED concede crédito consignado para você sem consulta a SPC, nem Serasa, com uma taxa de juros máxima de 2,14% ao mês e ainda permite parcelamentos em até 84 meses.
O processo é rápido, muito seguro, simples, sem burocracia.
✅ FALE COM O GRUPO HIPERCRED
📲 PARA BPC LOAS: https://bit.ly/3xHFETA
📲 PARA INSS: https://bit.ly/3Ow214n
📲 PARA FGTS: https://bit.ly/3vyokxU
Veja no nosso vídeo abaixo essas e outras informações: